Jornal Estado de Minas

Tite é o único brasileiro



Zurique - O Brasil não tem nenhum jogador entre os finalistas do prêmio The Best, da Fifa, que elege os melhores atletas do futebol masculino e feminino. Mesmo com a conquista da Copa América pela Seleção, nenhum nome do país foi lembrado, assim como no futebol feminino. Tite está entre os 10 melhores técnicos e será o único representante brasileiro na premiação.

Como já se tornou tradição nas temporadas recentes, a lista do futebol masculino conta com o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. Mas não tem o croata Luka Modric, que no ano passado foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Na última temporada europeia, Cristiano Ronaldo venceu o Campeonato Italiano pela Juventus e a Liga das Nações pela Seleção Portuguesa, o que o levou a ser indicado mais uma vez, assim como Messi, que venceu o Campeonato Espanhol pelo Barcelona, embora tenha parado nas semifinais da Copa América com a Argentina.

Chama a atenção a presença de três jogadores da Holanda. São eles: Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt, ambos campeões holandeses pelo Ajax, e Virgil van Dijk, que faturou a Liga dos Campeões com o Liverpool.

A lista também conta com o inglês Harry Kane; o belga Eden Hazard, destaque do Chelsea na campanha do título da última Liga Europa; o francês Kylian Mbappé, campeão nacional pelo Paris Saint-Germain; e o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah, ambos vencedores da Liga dos Campeões com o Liverpool.

MARTA FORA Embora Marta seja a detentora do prêmio de melhor do mundo, honraria que ganhou seis vezes, e tenha se tornado a maior artilheira da história das Copas em qualquer gênero, com 17 gols, não foi indicada entre as 12 candidatas no futebol feminino.

Essa relação, aliás, é dominada pela seleção dos Estados Unidos, que faturou recentemente o título mundial, com quatro nomes. A lista é liderada Megan Rapinoe, eleita a melhor jogadora da Copa, realizada na França. Julie Ertz, Rose Lavelle e Alex Morgan são as outras norte-americanas presentes na relação.

Finalista do Mundial pela Holanda, Vivianne Miedema também foi indicada. A Seleção Francesa teve dois nomes apontados: Wendie Renard e Amandine Henry, autora do gol que eliminou a Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa.
As inglesas Ellen White e Lucy Bronze, as norueguesas Caroline Graham Hansen e Ada Hegerberg, e a australiana Sam Kerr completam a lista.

A definição dos atletas indicados ao prêmio da Fifa se deu pelo desempenho esportivo entre 25 de maio de 2018 e 7 de julho deste ano no futebol feminino, e de 16 de julho de 2018 a 19 de julho no futebol masculino.

Técnico Tite está entre os 10 indicados ao prêmio de melhor técnico de futebol masculino da temporada. Comandante da Seleção Brasileira, o treinador conduziu recentemente a equipe nacional ao título da Copa América, feito destacado pela entidade ao revelar a presença do gaúcho na seleta lista.

Tite não é o único técnico de seleções indicado pela Fifa para a sua premiação. A lista também conta com Djamel Belmadi, campeão da Copa Africana de Nações pela Argélia; Didier Deschamps, o comandante da França; Ricardo Gareca, finalista da Copa América com a Seleção Peruana; e Fernando Santos, que faturou a Liga das Nações com Portugal.

Os outros cinco treinadores concorrentes estão à frente de clubes. São eles: Marcello Gallardo, campeão da Copa Libertadores de 2018 pelo River Plate; Pep Guardiola, que faturou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga pelo Manchester City; Jürgen Klopp, que faturou a Liga dos Campeões da Europa pelo Liverpool; Mauricio Pochettino, vice da Liga dos Campeões com o Tottenham; e Erik Ten Hag, campeão holandês e semifinalista da Liga dos Campeões com o Ajax.

Os nomes de cada categoria agora serão colocados em votação, sendo que a participação popular tem peso semelhante ao de especialistas da comunidade do futebol – jornalistas e capitães e treinadores das seleções nacionais. Os três finalistas de cada prêmio serão anunciados posteriormente e a entrega das honrarias do Fifa The Best está agendada para 23 de setembro, em Milão.


.