Jornal Estado de Minas

Confirmação ou virada

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis



Depois de quatro edições em que decepcionou sua torcida, o Barcelona vive situação confortável para finalmente voltar a uma decisão de Liga dos Campeões. O time catalão encara o Liverpool às 16h (de Brasília), no Anfield, com enorme vantagem depois de ter goleado os ingleses por 3 a 0, na semana passada, no Camp Nou. Somente vitória por quatro gols de diferença coloca os Reds na segunda final consecutiva da competição.

Apesar do placar construído na Espanha, os jogadores do Barcelona tratam o jogo com muita cautela. A eliminação nas quartas de final do ano passado para a Roma serve de alerta – o Barça venceu por 4 a 1 na ida, mas foi eliminado ao perder por 3 a 0, no Estádio Olímpico. O time de Ernesto Valverde busca a Tríplice Coroa nesta temporada, reeditando o que ocorreu em 2009 e 2015. Há uma semana, garantiu o título do Campeonato Espanhol e foi campeão também da Copa do Rei.

“Temos um bom resultado, mas o confronto não está fechado, não mesmo. O Barcelona não pode ficar confiante demais. É um jogo muito importante”, comentou Ernesto Valvede, que deve escalar novamente o brasileiro Philippe Coutinho no lugar do francês Dembélé, que está em tratamento de lesão na coxa esquerda.

Mas o Barcelona aposta mesmo é na grande fase do argentino Lionel Messi.

Artilheiro da competição, com 12 gols, ele marcou duas vezes no primeiro duelo, quando os catalães estavam sendo pressionados, e foi considerado o melhor em campo. “Estamos em um momento muito decisivo”, disse o camisa 10, que elegeu o título continental como o principal objetivo da equipe. Valverde não poupa elogios ao atacante: “Ele apareceu quando mais precisávamos”.

Se a missão de golear o Barcelona já era difícil, ela ficará mais complicada ainda para os Reds sem dois de seus principais jogadores. O técnico Jürgen Klopp anunciou ontem que o egípcio Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino ficarão de fora do confronto. Firmino atuou alguns minutos do jogo de ida, mas não se recuperou de dor na coxa direita e permanece em tratamento. Salah, artilheiro do Campeonato Inglês e referência do ataque da equipe, precisou ser retirado de maca na partida de sábado, contra o Newcastle, pela Premier League, depois de choque de cabeça que resultou em concussão cerebral.

“Não temos nossos melhores atacantes, mas é preciso marcar gols no Barcelona... Sei que é difícil, mas vamos tentar”, afirmou Klopp.
Para recompor o ataque, o treinador escalará o suíço Shaqiri e o inglês Sturridge ao lado do senegalês Sadio Mané.

TÍTULO NO FIM DE SEMANA
A outra semifinal da Liga dos Campeões será amanhã, entre Ajax e Tottenham, às 16h, na Amsterdã Arena. Os holandeses venceram por 1 a 0 em Londres e chegarão à decisão com empate. No fim de semana, o Ajax conquistou o 19º título da Copa da Holanda com goleada por 3 a 0 sobre o Willem II.


FIQUE LIGADO
SEMIFINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

LIVERPOOL X BARCELONA
TNT, 16h


ENQUANTO ISSO...
City reassume a ponta no Inglês


O Manchester City contou com belo gol do zagueiro Kompany (foto) para bater o Leicester por 1 a 0, no Etihad Stadium, e recuperar a liderança do Campeonato Inglês, a apenas uma rodada do fim. Numa noite em que os atacantes não brilharam, o capitão da equipe acertou o ângulo do goleiro Schmeichel no segundo tempo para dar a vitória aos donos da casa. Com 95 pontos, um a mais que o Liverpool, o time de Pep Guardiola precisa vencer o Brighton, fora de casa, para confirmar seu sexto título nacional, o segundo seguido. Se não triunfar, dependerá de tropeço dos Reds diante do Wolverhampton, no Anfield. A rodada será toda domingo,  às 11h (de Brasília).

.