Jornal Estado de Minas

Confiança em Givanildo

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis



Com a confirmação da permanência do técnico Givanildo Oliveira – que neste ano comandou o time nos últimos cinco jogos do Brasileiro com a missão de tentar mantê-lo na elite –, o América parte agora para definir o grupo para 2019. Ainda que mude o perfil das contratações, apostando em jogadores mais baratos em função da queda de receita inerente ao rebaixamento para a Série B, a intenção da diretoria é ter um time competitivo desde o começo da temporada.

“Inicialmente, vamos buscar ganhar o Estadual, que é o primeiro campeonato do ano. Depois, passamos para a etapa do Brasileiro em busca do acesso (à Série A). Mas temos o Estadual e também a Copa do Brasil antes. Vamos focar primeiro nessas competições”, diz o treinador, que, assim, demonstra pensar grande.

Ainda que a maioria dos atletas não permaneça, ele acredita que será possível aproveitar muito do que foi feito neste ano, até por ter gostado da disposição de todos nas poucas partidas em que esteve à frente do Coelho: “Conseguimos, até pela necessidade, jogar de forma ofensiva e com uma condição boa de atacar e marcar. Para o próximo ano, espero que sejamos um time ofensivo novamente. É difícil confirmar, porque o futebol é muito complicado. Depende do grupo que se formar, das situações de jogo e dos adversários.

Mas vamos procurar fazer o melhor”.

Esta é a quinta passagem de Givanildo pelo América, sendo o segundo técnico que mais dirigiu o clube, com 240 jogos, atrás apenas de Yustrich, que soma 278. É também um dos mais vitoriosos, tendo levado o time americano aos títulos da Série B do Brasileiro de 1997, da Série C do Brasileiro de 2009 e do Campeonato Mineiro de 2016. Além disso, em 2015, comandou a equipe na Segunda Divisão. O quarto lugar resultou na volta à elite, o que se espera que se repita no ano que vem.

DIRETOR
Para intensificar a formação do grupo americano para o ano que vem, a diretoria precisa definir também a contratação de um diretor de futebol. Ricardo Drubscky, que ocupava o cargo, saiu na segunda-feira para assumir como treinador do Tombense.
.