Jornal Estado de Minas

RELACIONAMENTOS

Recorde de separações em 2021; especialista indica como manter casamento

De acordo com levantamento do Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa cerca de 9 mil cartórios de notas no país, somente no ano passado foram registrados mais de 80 mil separações. O número superou o recorde anterior que havia sido batido em 2020, com 77.509 divórcios. Como atingir um relacionamento duradouro?

Na visão da psicóloga Brisa Dantas, especializada em Reprodução Mental e Inteligência Emocional, um bom relacionamento é resultado da decisão de ambas as partes em fazerem a relação ser boa. “Casais que desejam desfrutar uma relação longeva e saudável precisam ser proativos no serviço ao parceiro. Esse é o ponto central: cônjuges felizes têm prazer em fazer o outro feliz”, alertou a psicóloga.





“Quando cada indivíduo adota essa postura de serviço ao cônjuge, se inicia um ciclo virtuoso de plantio e colheita que retroalimenta e fortalece o relacionamento”, ponderou. “Como a relação entre duas pessoas acompanha a dinâmica de suas vidas, a convivência exigirá constante atenção para verem juntos o que ainda é útil e o que precisa ser modificado”, explicou o especialista. “Um relacionamento de cinco anos é significativamente diferente de um de dez anos”, completou.

Para a especialista é importante que a cada dia os parceiros levem ao coração um do outro, sementes de carinho, cuidados, gentilezas, fidelidade, generosidade e respeito.

“Certamente os casais que trilharem a relação para esse universo, farão a colheita de frutos maravilhosos para uma longa jornada em conjunto. Na sociedade atual, de fato, faltam exemplos de relações duradouras, talvez isso possa impactar ao elevado registro de separações”, finalizou.