Jornal Estado de Minas

ONCOLOGIA

Ex-BBB Aline Gotschalg faz alerta sobre câncer de tireoide

Manter a saúde requer atenção, cuidado e prevenção. Você sabia que é possível fazer o autoexame para detectar algo errado com a tireoide? A ex-BBB Aline Gotschalg, participante do BBB15, passou por uma cirurgia após ser diagnosticada com câncer de tiroide e usou as redes sociais para compartilhar seu quadro de saúde com os fãs. A médica do Hospital da Baleia, Isabela Sousa, cirurgiã de cabeça e pescoço, alerta que é possível o autoexame.





"Depois de identificar onde fica sua tireoide, você pode perceber se tem um lado maior que o outro, se está inchado, se sente um carocinho. Caso você note alguma diferença, procure seu médico para poder fazer um ultrassom e ser avaliada", alerta em sua rede social.

Isabela Sousa explica que "o câncer de tireoide é mais frequente em mulheres a partir dos 45 anos, mas pode acometer homens e até mesmo crianças". 

A cirurgiã destaca que, quando existe a suspeita, ou seja, aparecimento de carocinho na parte central, logo abaixo no pescoço, rouquidão persistente, engasgos ou dor nesse local é solicitado o ultrassom.

Leia também: Câncer de cabeça e pescoço: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

Pedido de biópsia

"A partir das características do nódulo ao ultrassom pode haver uma suspeita, em seguida é solicitada uma biópsia guiada por ultrassom - a punção aspirativa por agulha fina (PAAF)", esclarece a médica.





Isabela Sousa conta que existem outros exames, como testes genéticos feitos no material retirado da punção. "Mas não são feitos de rotina e servem para ajudar nos casos em que a biópsia é indeterminada." 

Conforme a cirurgiã de cabeça e pescoço, não se faz ultrassom como um rastreio para toda a população. "É aconselhável realizar o exame se a pessoa apresentar sintomas ou alteração no exame físico."  

Alta taxa de cura

Isabela Sousa enfatiza que o câncer de tireoide tem excelente prognóstico, com taxa de cura de até 98%. "Tem baixa mortalidade, mas não deve ser negligenciado". E ela avisa que "quanto mais precoce o tratamento, maior a chance de cura e menores as sequelas". 

Leia também: Alerta para o câncer de cabeça e pescoço

A cirurgiã afirma que o tratamento é feito com cirurgia e, em alguns casos, é necessária a iodoterapia. "Esse procedimento é distinto da quimio e radioterapia, não há queda do cabelo, mas requer alguns cuidados por um período, como isolamento e uma dieta especial." 

Relação com a COVID-19

Isabela Sousa diz que o aumento dos casos de câncer de tireoide "não tem relação com a COVID-19, apesar de serem frequentes alterações na tireoide após a infecção pelo coronavírus". 

Para a médica, "esse aumento (de casos) se deve, principalmente, a exames mais sensíveis, diagnósticos mais precoces, conscientização da população, bem como maior acesso ao atendimento médico". 





A cirurgiã alerta que o estilo de vida sedentário e a alimentação primordialmente fast-food têm relação com o surgimento do câncer. "Segundo o INCA, 80% a 90% dos tumores têm causas relacionadas a fatores ambientais, sendo a minoria 'hereditária'. Além de buscar um estilo de vida com mais equilíbrio, é importante que a pessoa esteja atenta ao próprio corpo e que procure atendimento aos primeiros sinais."
 
Nessa quarta-feira, a cantora Simony publicou um post nas redes sociais anunciando a descoberta de um câncer no intestino. Ela agora vai dar início às sessões de quimio e radioterapia.