(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CÂNCER

Embutidos: ingestão aumenta risco de câncer colorretal

Relatório da Agência Nacional de Segurança Sanitária francesa (Anses) alerta que alimentos com nitrato e nitrito pode aumentar risco de câncer colorretal


12/07/2022 13:18

salame e presunto
A recomendação é de que o consumo de embutidos não seja de mais de 150 gramas por semana (foto: moerschy/Pixabay )
O consumo de alimentos com nitrato e nitrito pode estar relacionado a um maior risco de câncer colorretal. É o que mostra um relatório da Agência Nacional de Segurança Sanitária francesa (Anses) divulgado nesta terça-feira (12/7).

De acordo com a publicação, o grande problema é a adição de nitrato em alimentos, principalmente nos embutidos e carnes processadas. Por isso, a recomendação é de que o consumo desses alimentos não seja de mais de 150 gramas por semana.

Para chegar a essa conclusão, a Anses analisou publicações científicas publicadas sobre o assunto. Além disso, a agência diz que há a suspeita de de outros riscos de câncer, mas os dados disponíveis não permitem, até o momento, concluir que haja um nexo de causalidade.

Leia também:  Câncer de cólon: como reconhecer sintomas e sinais nas fezes.

Presente na água, nos vegetais e no solo
 
Além dos alimentos embutidos, o nitrato está presente na água, vegetais e no solo. Certas atividades humanas contribuem para aumentar a concentração do elemento em recursos hídricos ou solos. Para diminuir, a agência recomenda a aplicação de fertilizantes e efluentes pecuários, adequando às necessidades das plantações. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)