Consultoria ajuda pequenos negócios da região de Brumadinho a gerar mais emprego e renda

Especial patrocinado por
Vale

Ação é realizada pelo Circuito Turístico Veredas do Paraopeba e conta com apoio da Vale

 

As latas de leite condensado que seriam descartadas após a produção de brigadeiros servem como embalagem para os brownies. Este é um dos diferenciais do Hora do Doce, micronegócio sediado em Juatuba que faz parte dos 50 empreendimentos associados ao turismo que estão recebendo consultoria do projeto Fortalecimento da Competitividade do Setor Privado de Turismo.

A iniciativa busca fomentar o turismo na região diretamente atingida pelo rompimento da barragem, em Brumadinho. “Estamos recebendo muitas informações sobre as melhores técnicas para gerenciar nosso negócio. Mas, principalmente, sugestões simples que passam despercebidas no dia a dia, como separar conta física e jurídica, margem de lucro. Tudo tem sido um aprendizado muito importante”, conta Tiago Henrique, sócio da empresa.

O projeto é uma realização do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo viabilizar a consolidação do turismo de maneira competitiva e sustentável. Inicialmente, a iniciativa contempla projetos em cinco municípios na área atingida: Brumadinho, Igarapé, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Mário Campos.

"É necessário reconstruir, reparar e transformar territórios em busca de um legado longevo e positivo nas áreas social e econômica. São ações de curto, médio e longo prazos. O trabalho deve se estender pelos próximos cinco anos e, no caso de alterações mais profundas, o período de duração pode ser ainda maior", explica Gleuza Jesué, gerente executiva da Reparação.

Capacitação

Assim como o Hora do Doce, outros empreendimentos têm recebido sugestões de melhoria para seu negócio. É o caso do Bistrô Casa do Rei, de São Joaquim de Bicas. "Entendemos como é importante estabelecermos parceria com outras empresas de turismo aqui da região, para que possamos nos apoiar na geração de renda para todos os entes da cadeia de turismo. É impressionante como dicas simples se mostram tão valiosas", conta Reinaldo Mendes, sócio do pequeno restaurante e chef de cozinha do espaço, que já está colocando em prática os ensinamentos, por meio de um plano de negócio para o pós-Pandemia.

Capacitação

"São empresas, na maioria das vezes, muito pequenas, que carecem de maior profundidade de compreensão sobre como gerenciar seus negócios. O projeto vem para sanar essa carência e criar ferramentas para que o setor se torne um gerador de emprego e renda para a região", explica Leonardo Esteves, presidente da Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR).

Quatro segmentos são contemplados com consultorias:

  • meios de hospedagem;
  • alimentação;
  • produção associada ao turismo;
  • guia de turismo/receptivo turístico.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, um em cada dez empregos no mundo estão direta ou indiretamente vinculados ao setor de turismo. Nesse contexto, o turismo se destaca por possuir baixo custo de investimento por unidade de emprego criado, além de proporcionar uma grande diversidade de postos de trabalhos com diferentes níveis de formação.

Confira essas e outras informações sobre as ações de Reparação em Brumadinho e territórios impactados no balanço disponível em  www.vale.com/reparacao .