Jornal Estado de Minas

BEABÁ DA POLÍTICA

Quem pode se candidatar ao Executivo? Vídeo explica


Você gostaria de ser prefeito, governador ou até mesmo presidente da República? Antes de sonhar com a sua campanha, sabia que existem alguns requisitos que os interessados precisam cumprir. E neste 18º vídeo da série especial "Beabá da Política", do Estado de Minas, explicamos as condições que os interessados em fazer parte do Poder Executivo precisam cumprir.





De acordo com a Constituição de 1988, é necessário que o interessado aos cargos seja brasileiro, maior de 18 anos, estar em dia com a Justiça eleitoral e, para os homens, é preciso comprovante de alistamento ou dispensa do serviço militar. O limite mínimo de idade varia conforme o cargo pretendido: para prefeito e vice-prefeito, a exigência é ter 21 anos, para governador e vice, 30, e para presidente da República, 35 anos. De todos será exigida a filiação partidária.


Algumas outras regras são impostas conforme o cargo almejado, como a necessidade de o presidente da República, os governadores de Estado e do Distrito Federal e os prefeitos renunciarem aos respectivos mandatos caso queira concorrer a cargos diferentes dos ocupados atualmente. Essa decisão deve ser tomada até seis meses antes da data da eleição.

"O espírito das leis"

O Executivo é um dos Três Poderes, junto ao Legislativo e ao Judiciário, e faz parte de uma divisão criada pelo filósofo francês Montesquieu no livro "O espírito das leis", publicado pela primeira vez em 1748. Segundo ele, o Poder Executivo deve estar nas mãos de uma só pessoa, porque esta parte do governo, segundo Montesquieu, "precisa quase sempre de uma ação mais instantânea, é mais bem administrada por um do que por vários".



O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.