Jornal Estado de Minas

TSE

Advogada Edilene Lobo toma posse como ministra substituta do TSE

Foi empossada nesta terça-feira (8/8) a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Edilene Lobo foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela será a primeira ministra negra da história do Brasil.





A posse ocorreu no gabinete do presidente do TSE, Alexandre de Moraes e contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal  (STF), como Carmén Lúcia, Rosa Weber e Gilmar Mendes; vice-presidente Geraldo Alckmin e a esposa, Lu Alckmin; representantes de movimentos sociais de Minas e do Brasil; e deputadas mineiras.
 
Em maio, Lula indicou André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques para o cargo de ministro titular do TSE. A vaga ocupada por Edilene Lobo é a de Ramos Tavares. 
Lobo é doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela também leciona no curso de Direito da Universidade de Itaúna e como docente convidada na pós-graduação em Direito Eleitoral na PUC Minas.