Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Após derrota de Bolsonaro, Mandetta posta foto de caixa de cloroquina

Luiz Henrique Mandetta (União-MS) foi às redes sociais na noite desse domingo (30/10) para ironizar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mandetta, que foi ministro da Saúde no governo Bolsonaro entre janeiro de 2019 e abril de 2020, publicou nos Stories do Instagram foto de uma caixa de cloroquina.





O ex-ministro deixou o governo no início da pandemia de COVID-19 por divergências com Bolsonaro. O presidente se colocava contra algumas medidas, como uso de máscaras de proteção e isolamento social, defendidas por Mandetta.

Bolsonaro também defendia o uso de medicamentos sem comprovação científica contra o coronavírus, entre eles cloroquina, ivermectina e azitromicina. O presidente também decretou sigilo do próprio cartão de vacina e não confirma se tomou o imunizante contra COVID-19.

Também nesse domingo, Mandetta parabenizou Lula pela vitória. "Parabéns ao Lula, eleito pelo povo brasileiro. Vida longa à democracia. Viva às urnas eletrônicas. Viva ao respeito à vida", escreveu no Twitter.

Bolsonaro foi o primeiro presidente do Brasil que disputou reeleição e não venceu. Ele teve 49,1% dos votos válidos, contra 50,9% de Lula, que governará o país de 2023 a 2026. O petista retorna à Presidência da República, já que também foi presidente de 2003 a 2010.