Jornal Estado de Minas

DENÚNCIA

Equipe de Lula alerta para panfletos falsos atribuídos ao PT em Divinópolis

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, registrou denúncia no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste sábado, de ameaça derramamamento de panfletos nas imediações das seções eleitorais neste domingo (30/10).



No documento, direcionado ao cartório eleitoral, o presidente do diretório municipal do TRE, Manoel Cordeiro, pede fiscalização a fim de que a prática seja coibida. 

Segundo a denúncia, o diretório petista de Divinópolis tomou conhecimento da ameaça por meio das redes sociais. Posts publicados no Twitter e no Instagram trazem fotos dos supostos panfletos, que simulam uma espécie de resumo do plano de governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

O material enganoso cita pautas como “liberdade sexual e de gênero", “direito à liberdade do aborto”, "liberação ordenada das drogas", "estado livre de movimentos cristãos", "descrimininalização de pequenos delitos", entre outras, que não são apoiadas por Lula. 

“Os referidos panfletos clandestinos têm claro objetivo de influenciar negativamente os eleitores de modo a incitar a votarem no adversário ou demoverem outros de votar no candidato Lula, trazendo em seu bojo informações falsas (Fake news) jamais defendidas pelo candidato”, afirma o texto da denúncia.

O documento diz ainda que, “conforme circula em redes sociais, os santinhos apócrifos serão derramados nas imediações das seções eleitorais nesta madrugada (30/10) para que os eleitores tenham acesso a eles, criando a falsa ideia de que eles teriam sido deixados e derramados pela campanha do Lula”.





O diretório petista pede, por fim, que as ameaças sejam investigadas, que o derramamento dos panfletos seja impedido mediante fiscalização, além da prisão dos infratores. 
 
Partido nega relação com os panfletos (foto: Reprodução PT Divinópolis)

Distribuição

A advogada do diretório municipal do PT Cecília Neves disse que há informações de que panfletos já foram distribuídos.

“A distribuição já está sendo feita, tanto é que várias pessoas já receberam. Nós temos recebido algumas postagens de pessoas pelo WhatsApp que mandam dizendo que viram, pegaram, que tiveram acesso, que colocaram dentro da caixa de correio. Na verdade, esse grande derramamento, bota-fora, ainda não aconteceu. A denúncia é, exatamente, para que isso não aconteça. Caso aconteça, não prejudique as eleições”, explica.
 
Ainda conforme a dirigente, nenhum suspeito chegou a ser identificado.

 
*Amanda Quintiliano especial para o EM