Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Pai Augusto faz previsões sobre futuro de Lula, Bolsonaro, Tebet e Ciro


Após jogar os búzios para saber quem vai comandar o Brasil nos próximos quatro anos, José Augusto Santos, o Pai Augusto de Oxalá, de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, trouxe mais detalhes sobre os quatro primeiros colocados nas eleições de 2022: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).





Em outra previsão feita para a reportagem do Estado de Minas, Pai Augusto adiantou que os búzios apontam a vitória de Lula. Ele também disse que não vota no candidato petista. “Mesmo meu voto não sendo do Lula, tenho que admitir. Pensava antes no Lula, mas não. Hoje, para mim, a melhor opção seria o Bolsonaro. Mas não dá para ir contra o que está escrito”.
 

Confira as previsões feitas por Pai Augusto:

  • Sobre Lula: "Ganha sim as eleições, mas por pouca diferença. Vejo um problema de saúde muito sério e de risco de vida para ele ao decorrer do mandato dele. Por isso, o vice dele (Geraldo Alckmin) que vai assumir. Eu não acredito que Lula complete o mandato dele"
  • Sobre Bolsonaro: "Eu vejo uma grande resistência, gigantesca. Ele vai incomodar muito nesse período depois das eleições. Vai incomodar as pessoas, os órgãos públicos. Ele vai fazer um 'auê'. Vai ter um escândalo no finalzinho do ano, muito grande, com os filhos dele. E acredito até que vai haver uma prisão do filho dele que é senador (Flávio Bolsonaro)"
    Leia também: Veja a previsão do tarô sobre a eleição presidencial
  • Sobre Tebet: "A Simone vai ocupar um cargo muito bom no governo do Lula, mas não sei dizer qual é. Vai ser como se fosse um braço forte do Lula. Ela é uma pessoa do bem, que tem chance na política, futura"
  • Sobre Ciro: "Vai ter um cargo também. Vai ter bastante coisas para fazer e não vejo problemas negativos. Tem algum problema envolvendo a família dele, mas nada de anormal. Não vejo nenhum problema de saúde, nem nada ruim"

Resultado no 1º turno


Luiz Inácio Lula da Silva ficou à frente no primeiro turno, no dia 2 de outubro, ao receber 48,43% dos votos válidos (57.259.504). Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, avançou em segundo, com 43,2% (51.072.345). A terceira posição ficou com Simone Tebet, 4,16% (4.915.423), enquanto Ciro Gomes terminou em quarto, com 3,04% (3.599.287). Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118.229.719 votos válidos (95.59%), 1.964.779 brancos (1.59%) e 3.487.874 nulos (2.82%) no primeiro turno. As urnas contaram com 123.682.372 comparecimentos (79.05%), ao passo que 32.770.982 eleitores (20.95%) deixaram de votar. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.





O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.