Jornal Estado de Minas

CAMPANHA EM BH

Lula sobre a Serra do Curral: 'Vai ter um cuidadinho especial'



Ígor Passarini e Matheus Muratori

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste domingo (9/10), em Belo Horizonte, que a Serra do Curral vai receber um "cuidadinho especial". O local é alvo de projetos minerários.





Lula se manifestou após os apoiadores entoarem gritros em defesa do tombamento do principal cartão postal natural da capital mineira: "Serra do Curral, Serra do Curral, Serra do Curral".

O ex-presidente precisou do auxílio do deputado federal reeleito Reginaldo Lopes (PT), que explicou que o objetivo da população é "transformar (a Serra do Curral) em patrimônio nacional".

Pautas Ambientais

Após uma fala em defesa dos povos indígenas, Lula disse que "não haverá espaço para garimpo ilegal neste país. A lei será dura", ressaltou. Na sequência, o petista declarou que o Brasil tem "30 milhões de hectares de terra degradados que podem ser recuperados".




Tema na disputa eleitoral

A preservação da Serra do Curral virou o centro das discussões na disputa pelo governo de Minas na reta final do primeiro turno, entre o governador reeleito Romeu Zema (Novo), o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e o ex-deputado federal Macus Pestana (PSDB). No primeiro semestre, quatro secretarias de Estado votaram a favor do projeto da Tamisa no local.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.