Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipec em Minas: Zema tem 44%; Kalil tem 24%

Pesquisa do Instituto Ipec (ex-Ibope) para a disputa pelo governo de Minas Gerais, divulgada nesta terça-feira (30/8), aponta o governador Romeu Zema (Novo) com 44% das intenções de voto. Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) aparece em segundo lugar, com 24%.





 

Na sequência, aparecem o senador Carlos Viana (PL), com 3%; Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB), Marcus Pestana (PSDB), Cabo Tristão (PMB) e Lorene Figueiredo (PSOL) ficaram com 1%, cada. Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não ponturam.

 

Brancos e nulos somam 11%. Um grupo de 13% dos eleitores diz não saber em quem votar.


É o primeiro levantamento do Ipec após o início da propaganda eleitoral. Na pesquisa anterior, Zema estava com 40%, e Kalil, com 22%.   

 

Intenção de voto estimulada para governador de Minas Gerais

 

 

 

Briga por vaga no Senado

De acordo com a pesquisa para o Senado, 35% estão indecisos em Minas (foto: Redes Sociais/Reprodução; Divulgação; Divulgação; Redes Sociais/Reprodução)

Na disputa para o Senado, o Ipec aponta Cleitinho (PSC) com 15% das intenções de voto. O senador Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição,  aparece em segundo, com 10%. 

Com a margem de erro de 3%, para mais ou para menos, os outros candidatos ficam tecnicamente empatados. Marcelo Aro (PP) aparece em sequência com 5%; Pastor Altamiro (PTB), Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT) estão com 4%; Irani Gomes (PRTB), 2%; e Dirlene Marques (PSTU),  1%.





De acordo com a pesquisa, 35% estão indecisos em Minas Gerais.  

Confira o resultado:

Cleitinho: 15%
Alexandre Silveira: 10%
Sara Azevedo: 4%
Bruno Miranda: 4%
Marcelo Aro: 5%
 
Brancos/Nulos: 19%
Não sabem: 35%

Pesquisa

Pesquisa Ipec ouviu 1.504 pessoas em 83 municípios entre 27 e 29 de agosto de 2022. Além de Minas Gerais, foram divulgados resultados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09592/2022.