Jornal Estado de Minas

DEMOCRACIA

Universidades e movimentos se unem para ler Carta em Defesa da Democracia

Nesta quinta-feira (11/08), será divulgada a Carta aos Brasileiros em Defesa da Democracia, que vai ser lida de forma simultânea em vários estados do Brasil. O manifesto tem recebido forte adesão e muitas pessoas, inclusive políticos e artistas, já assinaram o documento e estarão presentes nos atos espalhados pelo país, que têm o objetivo de passar uma mensagem de respeito às decisões das urnas nas eleições deste ano. 





Oficialmente, a Carta aos Brasileiros em Defesa da Democracia será lida em São Paulo, no Largo de São Francisco, a partir das 11h30. Os outros estados irão acompanhar a leitura concomitantemente.
 
 
 
“Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude”, trecho do site da Faculdade de Direito da USP relatou a importância, para a universidade, de participar ativamente deste momento. 

Além da leitura da carta pró-democracia, que já contém mais de 800 mil assinaturas, estão previstos protestos, manifestações políticas e artísticas, e debates em defesa do Estado democrático de Direito.
 
Artistas gravaram vídeo fazendo a leitura da carta. Entre eles, Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Caetano Veloso, Anitta, Juliette, Antônio Pitanga, Linn da Quebrada e Milton Nascimento.
 


Carta aos Brasileiros em Defesa da Democracia

  • São Paulo
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo de São Francisco.




  • Rio de Janeiro
Faculdades de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Depois da leitura, deve ocorrer um debate sobre lawfare (uso da lei para perseguição política) na UERJ e algumas centrais sindicais irão promover uma marcha na região central do Rio.
  • Minas Gerais
Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Também está prevista uma passeata durante a tarde, nas praças Afonso Arinos e Sete, no Centro de BH.

O Movimento Mulheres pela Democracia se concentra às 10h na Casa dos Jornalistas, na Avenida Álvares Cabral, 400, em BH. Às 11h30 será feita a leitura da carta. À noite, serão feitas leituras de poesias sobre democracia, também  na Casa do Jornalista.





A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aderiu ao manifesto de leitura simultânea.
 
Leia mais: PUC Minas divulga comunicado em defesa da democracia 
  • Fortaleza
Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
  • Recife
A carta deverá ser lida nas escadarias da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Leia mais: Prédio histórico da UFOP será local para leitura da carta pela democracia 
  • Porto Alegre
Os organizadores dos atos farão uma manifestação em vídeo do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Defesa Nelson Jobim, que já assinou a carta aos brasileiros.
  • Brasília
Na Universidade de Brasília (UnB), os atos terão início às 10 horas.