Jornal Estado de Minas

DEPOIS DE ATAQUES

Servidores do TRE-MG temem violência nas eleições e pedem segurança


O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg) solicitou, na quarta-feira (20/7), a contratação de empresas privadas para dar suporte à segurança dos cartórios eleitorais.



De acordo com o sindicato, a escalada da violência política no país e os ataques ao sistema eleitoral, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), vem elevando os sinais de alerta.
 
 
 
Para o coordenador geral do Sitraemg Lourivaldo Duarte, quando as urnas eletrônicas e o processo eleitoral são caluniados, a Justiça Eleitoral e o livre e soberano direito ao voto do cidadão estão sendo agredidos.
 
“Infelizmente, isso atinge a imagem dos servidores e das servidoras da Justiça Eleitoral, que, lá na ponta, viabilizam o processo eleitoral. E esses profissionais não podem ficar expostos nem terem sua integridade física ameaçada”, afirmou. 




 
Direcionado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o desembargador Maurício Torres Soares, o pedido do sindicato destaca que a medida visa garantir a integridade física dos servidores que estão atuando na ponta do processo eleitoral.
 
“O acirramento político que marcará o pleito dessas eleições, a falta de segurança nos cartórios e até mesmo a falta de contingente policial em muitas cidades do interior colocam em risco direto todos os servidores e servidoras, o que requer providência urgente por parte desse Eg. Tribunal”, afirma o sindicato no pedido.