Jornal Estado de Minas

CONGRESSO NACIONAL

PEC Kamikaze: Câmara tem sessão de 1 minuto para acelerar tramitação

Sob o comando do vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Lincoln Portela (PL-MG), o plenário da Casa realizou uma sessão relâmpago que durou apenas um minuto na manhã desta quinta-feira (7/7). A estratégia é foi feita para acelerar o trâmite da PEC dos Benefícios, também conhecida como PEC Kamikaze.






Com sessão iniciada às 6h30, o placar do plenário marcava a presença de apenas 65 deputados, dos 513 eleitos. "A lista de presença registra na Casa o comparecimento de 65 senhoras deputadas e senhores deputados. Está aberta a sessão", disse o parlamentar.

Mesmo com protestos de parlamentares que estavam ali, Portela fechou a sessão afirmando que outra seria realizada às 11h do mesmo dia. "Nada mais havendo a tratar, encerro os trabalhos", disse o deputado às 6h31.


A manobra visa acelerar a aprovação da PEC dos Benefícios, uma vez que, após a votação do texto ter sido adiado por pedido de vistas na Comissão Especial, segundo o regimento da Casa, são necessárias duas sessões para levar a matéria a Plenário. Na manhã desta quinta-feira, a proposta foi aprovada na comissão dedicada à analise dela por 36 votos a um.