Jornal Estado de Minas

PRISÃO DE EX-MINISTRO

Bolsonaro minimiza tráfico de influência de Ribeiro: 'Não foi corrupção'

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou nessa quinta-feira (23/06) que Milton Ribeiro não foi preso por corrupção, mas sim por tráfico de influência. O governante ainda disse se tratar de algo "comum".





"Não foi corrupção da forma que você está acostumado a ver em governos anteriores. O cara fez uma obra superfaturada, comprou material e não recebeu, superfaturou, nada disso. Foi de história de fazer tráfico de influência. É comum", disse, durante transmissão ao vivo nessa quinta.



Milton Ribeiro esteve como ministro da Educação no Governo Bolsonaro entre julho de 2020 e março de 2022. Ele foi preso na última quarta-feira (22) pela Polícia Federal (PF).

A prisão se deu por uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência em um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação.






O crime de tráfico de influência é previsto no Código Penal Brasileiro. De acordo com o artigo 332, significa “solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função”, sob pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.