Jornal Estado de Minas

CÚPULA DO BRICS

Bolsonaro defende reforma no Conselho de Segurança da ONU

Em seu discurso na abertura da 14ª Cúpula dos Brics, que reúne também Rússia, Índia, China e África do Sul, nesta quinta-feira (23/6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a necessidade de uma reforma em organizações internacionais, em especial no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Segundo ele, o Brasil aprofundará uma integração econômica com o bloco.




 
"Devemos somar esforços em busca da reforma das organizações internacionais, como o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Sistema das Nações Unidas, em especial o seu Conselho de Segurança. O peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter a devida e merecida representação", afirmou em pronunciamento na reunião virtual.


Apesar de sempre fazer críticas diretas à China e ao regime político instalado no país, o presidente enviou um recado especial de agradecimento ao presidente chinês Xi Jinping, que liderou a cúpula virtual. "Ao agradecer a presidência chinesa pela organização deste encontro, saúdo o presidente Xi Jinping e o povo chinês, que tão bem me receberam durante minha visita à China em 2019", comentou Bolsonaro.
 
 
"Naquela ocasião, pudemos avançar na parceria estratégica entre Brasil e China, com benefícios concretos para os nossos povos, como demonstrado pela nossa cooperação durante a pandemia da covid-19", completou.