(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORRIDA AO PLANALTO

Paraná Pesquisas: Lula tem quase sete pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Levantamento aponta grande diferença dos líderes das pesquisas para Sergio Moro e Ciro Gomes, que abrem o segundo pelotão


06/04/2022 17:42 - atualizado 06/04/2022 17:55

 

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro em montagem de fotos
Lula e Bolsonaro têm dominado as sondagens eleitorais sobre o pleito de outubro (foto: NELSON ALMEIDA / AFP e Attila KISBENEDEK / AFP)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem 40% das intenções de voto na corrida ao Palácio do Planalto. O índice consta em pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (6/4). O vice-líder é o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32,7%.


Em terceiro lugar está o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que soma 7,1%, mas está às voltas com o novo partido - deixou o Podemos na semana passada - sobre encampar um projeto nacional ou ser candidato ao Legislativo por São Paulo. Na quarta posição, vem Ciro Gomes, do PDT, com 5,4%.

Depois, aparecem João Doria, do PSDB (2,3%), e André Janones, do Avante (1,1%). Simone Tebet (MDB) e Felipe d'Ávila (Novo), somaram, respectivamente, 0,6% e 0,1%. Registradas, ainda, 6,9% de potenciais votos nulos ou em branco. A pergunta não foi respondida por 3,7%.

 

Leia mais: Cai diferença entre Bolsonaro e Lula no voto espontâneo, aponta pesquisa 

 


Os resultados são do cenário estimulado, onde os entrevistadores fornecem aos participantes uma lista prévia de possíveis candidatos.

Em outro retrato estimulado, em que Doria é substituído pelo também tucano Eduardo Leite, Lula vence Bolsonaro por 40,1% a 32,7%. Moro mantém os 7,1%; Ciro permanece com 5,4%.

A quinta posição é de Leite, com 2%, seguido por Janones, com 1,1%, Tebet (0,5%) e d'Ávila (0,1%).

Lula mantém patamar com 'terceira via' unificada


Em um terceiro cenário, sem a profusão de candidatos da terceira via, Lula aparece com 40,5%, ante 32,9% de Bolsonaro. Moro vem em terceiro, com 7,4%, e Ciro aparece na sequência, com 5,5%. Em quinto lugar está Doria, com 2,4%. Nesse cenário, há 7,4% de brancos e nulos e 3,9% de abstenções.

Em hipótese similar, mas com Leite substituindo Doria, a ordem tem Lula (40,6%), Bolsonaro (32,9%), Moro (7,3%), Ciro (5,6%) e Leite (2,1%).

Ainda no cenário estimulado, mas com corte que delimita a disputa a um confronto entre Lula e Bolsonaro, o petista vence por 47,1% a 38,5%. No levantamento espontâneo, em que os entrevistados citam livremente em quem pretendem votar, o ex-presidente vence por margem apertada: 26,8% a 23%. Ciro Gomes, o terceiro, foi citado espontaneamente por apenas 1,6% dos participantes, e 36,4% se isentou de responder.

Mais da metade desaprova Bolsonaro


No que tange à avaliação do governo federal, 54,4% afirmaram desaprovar Bolsonaro, contra simpatia de 41,8%. Houve 3,8% de abstenções.

Para 37,8%, a gestão do atual presidente é péssima. Avaliações ruins, por sua vez, são 8,3% do total; regulares, 20,8%.

Na visão de outros 18,9%, o governo é bom; para mais 13,5%, ótimo.

A pesquisa


O levantamento do Instituto Paraná ouviu 2.020 eleitores, espalhados pelos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Os dados foram coletados entre 31 de março e 5 de abril.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais - para mais e para menos. O grau de confiança é de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)