Jornal Estado de Minas

TROCA-TROCA

PL começa a filiar bolsonaristas de Minas Gerais e mira aumentar bancadas

O Partido Liberal (PL), sigla que abriga Jair Bolsonaro, vai filiar o deputado federal mineiro Léo Motta (PSL), um dos componentes da base aliada ao presidente no Congresso Nacional. A filiação do parlamentar à nova agremiação será oficializada nesta terça-feira (22/2). O ingresso dele na legenda faz parte do movimento do PL para atrair bolsonaristas mineiros e tentar aumentar as bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.



Como mostrou o Estado de Minas na semana passada, Junio Amaral, também do PSL, é outro que deve rumar ao PL. Interlocutores ligados ao partido de Bolsonaro esperam fechar acordos com outros pesselistas eleitos na esteira de Bolsonaro.

O PRTB também deve ser impactado, haja vista que o deputado estadual Bruno Engler está apalavrado para se transferir ao PL.

Desde a semana passada, os liberais mineiros são presididos pelo ex-deputado federal José Santana. Ele substituiu o filho, Bernardo Santana.

"Vou ter a oportunidade de, com o pouco de experiência que tenho, ajudar nossa turma a fazer uma boa chapa, disputar a eleição, ter boas representações na Assembleia e na Câmara Federal e ajudar Minas Gerais", disse Zé Santana, na semana passada.

Hoje, o PL mineiro é representado por Léo Portela e Gustavo Santana, também filho do novo presidente, na Assembleia. Na Câmara, o partido tem Zé Vitor, Aelton Freitas e Lincoln Portela, designado 1° vice-presidente do diretório estadual.