(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BATE-BOCA

Onyx discute com jornalista na CNN: 'Mulheres não são minoria no Brasil'

Ministro do Trabalho foi convidado a explicar portaria que proíbe demissão por falta de vacina; jornalista Daniela Lima rebateu alegações


03/11/2021 17:50 - atualizado 03/11/2021 18:37

Daniela Lima e Basilia Rodrigues, da CNN, entrevistam Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho
Daniela Lima conduzia a conversa ao lado de Basilia Rodrigues, outra jornalista da CNN (foto: Reprodução/CNN Brasil)
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, bateu boca com a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, nesta quarta-feira (3/11). Ele foi convidado pela emissora para explicar a portaria, editada pela pasta, que proíbe a demissão de trabalhadores que não se vacinaram contra a COVID-19. O integrante do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) defende que os testes, quando feitos duas vezes por semana, são suficientes para garantir proteção coletiva no ambiente profissional.

Daniela conduzia a conversa ao lado de Basilia Rodrigues, outra jornalista da CNN. À dupla, Onyx disse ser muito fácil estar ao lado da maioria – grupo que defende a obrigatoriedade da vacinação dos trabalhadores. A apresentadora, então, lembrou das agruras enfrentadas pelas mulheres.

"Eu sou mulher, ministro. Posso ser maioria da população, mas sou minoria nos postos de chefia. Basília é mulher e negra. O senhor está falando com duas mulheres, que conhecem o que é ser minoria. Com relação a isso, não se preocupe", disse.

Onyx foi perguntado, então, sobre o desequilíbrio entre homens e mulheres na Esplanada dos Ministérios. "O que estamos tratando aqui é que estou defendendo empregos; a senhora, defendendo a demissão de pessoas porque não desejam - ou têm situações de saúde - que não podem tomar a vacina. A senhora quer que ela tome e, se ela morrer, problema dela, e não seu."

Leia o trecho mais acalorado da conversa entre Daniela Lima e Onyx Lorenozni:


Onxy:
É muito cômodo estar na aparente maioria. É difícil estar na minoria. Quando a senhora estiver na minoria, vai querer que o Ministro do Trabalho defenda...

Daniela Lima: Eu sou mulher, ministro. Posso ser maioria da população, mas sou minoria nos postos de chefia. Basilia é mulher e negra. A senhora está falando com duas mulheres, que conhecem o que é ser minoria. Com relação a isso, não se preocupe.

Onyx: A senhora não se preocupe. As mulheres não são minoria no Brasil. 

Daniela Lima: Não numericamente, mas são minoria nos postos de trabalho. Quantas o senhor tem como colegas no ministério?

Onyx: Tenho dezenas de mulheres no meu ministério. Centenas de mulheres.

Daniela Lima: Dentro da sua pasta, sim. Quantas são ministras além da ministra Damares (Alves, da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos)?

Onyx: A senhora esqueceu da ministra Tereza (Cristina, da Agricultura). 

Daniela Lima: Ministras Tereza e Flávia (Arruda, da Secretaria de Governo). São quantas mulheres e quantos homens, ministros? São minoria.

Onyx: Não são minoria, não. A questão que estou tratando aqui não tem nada a ver com minoria de gênero - e isso ajuda a sua narrativa. O que estamos tratando aqui é que estou defendendo empregos; a senhora, defendendo a demissão de pessoas porque não desejam - ou têm situações de saúde - que não podem tomar a vacina. A senhora quer que ela tome e, se ela morrer, problema dela, e não seu.

Daniela Lima: Vou devolver a palavra para a Basília para a gente não ficar falando um em cima do outro. Só vou deixar claro uma coisa: o governo....

Onyx: Eu defendo princípio. A senhora defende uma narrativa. Esse é o veículo da senhora e do seu veículo: defender uma narrativa. 

Daniela Lima: Claro que eu não estou -  nem a CNN - defendendo demissão. O governo diz que é liberal. Aí, o governo liberal está fazendo interferência na decisão de empresas privadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)