(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Eleições 2022

Potencial de votos de Moro está na casa dos 30%, avaliam especialistas

"Moro é a terceira via mais bem colocada até o momento. Ele consegue atrair quem odeia Bolsonaro e quem odeia Lula'', avalia o cientista político Felipe Nunes


03/11/2021 08:00 - atualizado 03/11/2021 07:47

Sérgio Moro
Sérgio Moro está no Brasil e vai se filiar ao Podemos e deve disputar as eleições no ano que vem (foto: AFP)
 
Brasília – Especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense/Estado de Minas reconhecem o potencial de voto do ex-juiz  Sergio Moro, mas ressaltam que o ex-ministro só deverá se consolidar como terceira via e alternativa à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se houver menos nomes na disputa pelo Palácio do Planalto. Na avaliação do cientista político Felipe Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da empresa de pesquisa Quaest, Moro pode chegar a 30% das intenções de voto caso ocorra uma aglutinação das candidaturas atuais.

“Moro é a terceira via mais bem colocada até o momento. Ele consegue atrair quem odeia Bolsonaro e quem odeia Lula. O ex-juiz tem potencial de chegar a 30% dos votos, o que pode cacifá-lo como a melhor alternativa. Mas tudo depende do número de candidatos disponíveis”, explicou Nunes.
Atualmente, existem, pelo menos, 10 prováveis candidatos para disputar com Lula e Bolsonaro. “Com esse número de concorrentes, é muito difícil que qualquer nome desponte para ir ao segundo turno no lugar de Lula e Bolsonaro”, acrescentou Nunes.

Para Márcio Coimbra, cientista político e coordenador do Mackenzie, Moro tem chance de ser o principal candidato da terceira via. “Moro é um nome ainda com muito apelo popular e imagem ligada ao combate à corrupção. É o nome mais viável de uma possível terceira via”, disse. Segundo pesquisas de intenção de voto para 2022, Moro aparece com um percentual de 7% a 8% na preferência dos eleitores. É o candidato da terceira via melhor posicionado, atrás de Lula e Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)