Jornal Estado de Minas

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Operação Formosa vira 'meme' nas redes sociais: 'Os trapalhões'

Ao som da música do filme Missão Impossível, a TV Brasil iniciou a transmissão da Operação Formosa, nesta segunda-feira (16/8). A operação e a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disparou um canhão, se tornaram alvo de diversos memes nas redes sociais.





A operação também acabou ganhando apelido nas redes: “Operação Trapalhões”. Em um dos vídeos que viralizaram nas redes, os militares não conseguem destruir uma casa feita de papelão.
 
 

A trilha sonora também chamou a atenção na hora em que o presidente e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, atiraram um canhão. A música ao fundo da transmissão foi alvo de inúmeras críticas. “Não é à toa que o governo Bolsonaro se torna piada ao redor do mundo”, escreveu um internauta.

A Operação Formosa ganhou notoriedade após desfile em Brasília, quando foi entregue um convite ao presidente para o evento desta segunda-feira. O desfile ocorreu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados votou a PEC do Voto Impresso, apoiada por Bolsonaro.





Nos bastidores, deputados afirmam que o desfile foi feito para intimidar parlamentares para a votação. 

Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeitou a PEC. Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como se tratava de uma proposta de emenda à Constituição, era necessários 308 votos favoráveis.
 

Confira os memes

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que é a Operação Formosa

 
De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Formosa, realizada desde 1988, é considerada uma ação militar de alta complexidade, utilizando diversos meios e armamentos empregando munição real.

Dividido em quatro fases – deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso – o exercício, realizado no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás próximo a Brasília, tem como principal propósito assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais, mantendo a tropa preparada para exercer sua atividade-fim, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. No exercício foram empregados cerca de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e Aeronáutica. 

audima