Jornal Estado de Minas

Voto impresso em 2022 divide opiniões nas redes sociais

“Se nós não tivermos voto impresso em 2022, vamos ter problemas maiores que os Estados Unidos”. Ao novamente defender o discurso de o Brasil voltar às antigas e reutilizar o voto de papel nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro indiretamente fez acender uma discussão nas redes sociais, nesta sexta-feira (8/1), sobre o polêmico tema, que tem sido falado pelo presidente em lives, conversas com apoiadores e entrevistas à imprensa.




 
 
Bolsonaro reforçou a tese de Donald Trump, derrotado por Joe Biden no pleito dos Estados Unidos, que afirma, sem provas, que a votação foi fraudulenta. Ao falar com seus seguidores, no mesmo dia que Trump apoiou a invasão de seus apoiadores ao Congresso (para impedir a recontagem que daria vitória a Biden), Bolsonaro enumerou irregularidades no processo eleitoral americano, sem fundamento. "Houve gente que votou três, quatro vezes, mortos votaram, foi uma festa lá, ninguém pode negar isso aí”.

A hashtag “VotoImpressoEm2022” foi uma das mais postadas no Twitter nesta sexta-feira. O debate contou com momentos de deboche por parte de alguns usuários da rede. Outros esbravejavam ao ver Bolsonaro se transformar em motivo de piada no país. 
 
 
“A lógica do gado: eleições americanas (voto impresso) houve fraude, mas em 2022 queremos voto impresso para não ter fraude!”, questionou uma internauta. Segundo Carlos Bolsonaro, filho nº2 do presidente, “gado” é o eleitor que votou em Jair Bolsonaro na eleição de 2018.




 
 
“O gado levantado a cortina de fumaça pq Ta sem argumento! TRUMP perdeu, Bolsonaro vai comprar a vacina da China!”, publicou a usuária conhecida como Pati Flor. 
 
 
Outro internauta, que supostamente é seguidor de Bolsonaro, falou diretamente e mostrou uma foto com um cartaz na mão numa manifestação a favor do presidente: “Voto impresso tem de ser o assunto deste ano”. Em sua postagem, outro usuário comentou: “Com certeza! Pra quê falar de vacina, emprego, renda?”.

Em outra publicação, um homem ironizou o presidente: “Bolsonaro não só coloca em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, como também é um genocida revelado”.

audima