Jornal Estado de Minas

SURPRESA

Partido de Kalil terá candidato à presidência da Câmara de BH

O Partido Social Democrático (PSD), mesma legenda do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, decidiu lançar, nesta segunda-feira (14/12), um nome próprio para disputar a presidência da Câmara Municipal (CMBH): trata-se de Irlan Melo, reeleito no pleito deste ano. A informação foi antecipada pelo jornal O Tempo e confirmada pelo Estado de Minas.





A ideia da candidatura de Irlan Melo, de acordo com apuração feita pela reportagem, é atrair a base governista. O lançamento do nome de Melo para a disputa da presidência da CMBH é considerado uma surpresa, uma vez que, no início do mês, o vereador reeleito participou de um evento com outros 17 parlamentares - alguns deles do próprio PSD - declarando apoio à reeleição de Nely Aquino (Podemos). Entusiastas de Nely calculavam cerca de 23 apoios.

O nome de Irlan Melo foi lançado para a disputa da presidência da CMBH após uma reunião com outros vereadores do PSD, como Bim da Ambulância, que também foi reeleito na última eleição. Bim destacou que é importante o partido ter um candidato próprio, uma vez que a legenda possui o maior número de representantes na casa - seis, no total.

“Se trata de uma candidatura do maior partido da Câmara, que é o PSD, com seis vereadores, e estamos construindo na base de governo. Não vamos aceitar o voto da oposição do governo nessa consolidação e estamos caminhando para poder ter a nossa consolidação dentro da base com a maioria”, declarou Bim ao Estado de Minas.





Além de Irlan Melo e Nely Aquino, Duda Salabert (PDT) também disputará a presidência da casa, conforme antecipado pelo Estado de Minas. Eleita com 37.613 votos, a pedetista vai representar um grupo ligado à esquerda, formado, ainda, pelas bancadas de PT e Psol. Ela crê que pode atrair vereadores de centro e novatos.

A eleição para a presidência da CMBH será no dia 1º de janeiro, mesmo dia da posse dos vereadores. O mandato dos componentes da Mesa Diretora dura dois anos. Qualquer vereador pode apresentar candidatura até momentos antes da votação.

audima