Jornal Estado de Minas

REAJUSTE

Bolsonaro sugere 'banho rápido' contra aumento de energia do governo

 
Dias depois de o Governo Federal anunciar o aumento das tarifas de energia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) adotou tom irônico e sugeriu que os cidadãos fiquem menos tempo no chuveiro e apaguem as luzes para economizar no bolso. Em transmissão pelas redes sociais na noite desta quinta-feira (3/12), o presidente afirmou que “costuma dar exemplo” em sua residência, em Brasília.




 
 
"Eu apago todas as luzes do Palácio ao Alvorada, não tem o porquê. Tenho certeza de que você que está em casa pode apagar uma luz agora. A gente pede que apague uma luz para evitar desperdício, toma banho um pouquinho mais rápido", ressaltou o presidente. 

O aumento na energia consiste em reativar a bandeira vermelha para este mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) optou por adotar novamente as bandeiras tarifárias nas contas de luz e estabeleceu patamar vermelho 2, que na escala é o nível ainda mais caro para geração de energia. 

A contagem havia sido suspensa pelo governo em maio por causa da pandemia do coronavírus. Inicialmente, a ausência de bandeiras seria até 31 deste mês. A tarifa agora sofre acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh. (quilowatt-hora) consumidos.





Bolsonaro fez discurso se mostrando apreensivo com a falta de chuvas: “Estávamos esperando as chuvas no final de outubro e começo de novembro, mas não vieram. Acho que estão sinalizando para os próximos dias uma chuva", afirmou.

Nesta quarta-feira (2/12), o presidente adotou tom semelhante numa postagem no Facebook. “As represas estão em níveis baixíssimos. Se nada fizermos, poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveria começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”, explicou o chefe do Executivo.

audima