Jornal Estado de Minas

MOMENTOS DECISIVOS

Eleições 2020: Prefeitos do leste entram na campanha em Valadares

As lideranças políticas da região leste de Minas entraram na campanha das Eleições 2020 em Governador Valadares, cuja votação em segundo turno acontece neste domingo (29/11). André Merlo (PSDB), atual prefeito, e Luciano Oliveira, o Dr Luciano (PSC) estão recebendo apoios de prefeitos e secretários municipais de saúde de diversas cidades dos vales do Aço e Rio Doce. 




 
Acompanhe aqui a apuração dos votos do segundo turno das Eleições 2020, em Governador Valadares. 
 
O prefeito eleito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), gravou depoimento para a propaganda eleitoral de Dr. Luciano, apontando semelhanças entre a campanha que ele e seu grupo político desenvolveram em Ipatinga, e a campanha de Dr. Luciano. 

“O que o Dr.Luciano está passando em Governador Valadares não é diferente do que eu passei em Ipatinga. Nós sofremos ataques dos nossos adversários do início ao fim de nossa campanha, com muitas 'fake news'. E isso acontece porque a campanha de Dr. Luciano é a que mais cresce”, disse. E afirmou que Dr. Luciano representa a verdadeira mudança.

Gustavo Nunes venceu em Ipatinga com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que sempre recebe elogios de Dr. Luciano, desde as eleições presidenciais de 2018. Com esse alinhamento à direita na reta final de campanha, Dr. Luciano recebeu mais um apoio importante. Luiz Carlos Miranda, o Coronel Miranda (PRTB), que disputou a prefeitura de Governador Valadares no primeiro turno, se intitulando “o candidato de Bolsonaro”, também abraçou a campanha de Dr. Luciano. Ele obteve 3,79% dos votos válidos (4.866 votos).





Elogios à Saúde


Os prefeitos Geraldo Godoy (MDB), de Periquito; Diogo Scarabelli (PP), de Resplendor ; Marcelo Marques (MDB), de Aimorés; Samuel Ferreira (Solidariedade), de Goiabeira; Vicente de Paula (MDB), de Fernandes Tourinho, fizeram uma corrente de apoio para André Merlo. Todos exaltaram as qualidades administrativas do atual prefeito de Governador Valadares na área da saúde e na gestão do Hospital Municipal.
 
O prefeito de Periquito disse que seu colega André Merlo “é um herói”. Segundo ele, o governo de Minas deve mais de 150 milhões em repasses para a saúde de Governador Valadares. “O André só não fechou o hospital porque ele bancou tudo sozinho”, disse.

Todos esses prefeitos que hipotecaram apoio à André Merlo por causa da gestão na saúde, que eles consideram exemplar, dependem do atendimento do hospital municipal, chamado por eles de “hospital regional”. O HM atende pacientes de 51 municípios da macrorregião de saúde Leste com os leitos SUS e ganhou importância maior durante a pandemia do novo coronavírus.

O  Boletim Epidemiológico de quinta-feira (27/11), expedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, registrou que 47 pessoas estão internadas no HM com COVID-19, em leitos UTI SUS. Dos 47 pacientes internados, 29 são de Governador Valadares e 17 de outros municípios.





audima