Jornal Estado de Minas

GRANDE BH

Eleições 2020: Pesquisa aponta crescimento de Felipe Saliba em Contagem

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Soberano mostra um empate técnico na disputa pela Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a quatro dias do segundo turno. Na pesquisa estimulada, Marília Campos (PT) recebeu 36,3% das intenções de voto. Já Felipe Saliba (DEM) teve 33,1% das intenções. Como a margem de erro é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos, pode-se dizer que os dois candidatos estão tecnicamente empatados.





Pouco mais de 20% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder. Já 6,4% dos entrevistados afirmaram que votarão em nulo e 3,7%, em branco.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, Marília aparece com 52,3% das intenções de votos, contra 47,7% das intenções de votos de Saliba, o que os mantêm tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

No levantamento realizado no último dia 20, a candidata petista tinha 54,7% dos votos válidos. Nesta pesquisa passou para 52,3%. Já o candidato do DEM tinha 45,3% no levantamento do dia 20 e, agora, subiu para 47,7%. No primeiro turno, Felipe Saliba recebeu 18,42% dos votos válidos. Já Marília teve 41,83% dos votos válidos.

Na pesquisa espontânea, a diferença entre os dois candidatos é de pouco mais quatro pontos percentuais. Marília Campos aparece com 34,6% das intenções de voto, contra 30,1% das intenções de votos de Felipe Saliba. Pouco mais de 30% não souberam em quem votar ou não quiseram responder. Quase 3% disseram votar em branco e 1,8%, em nulo.

A pesquisa ouviu 600 eleitores em todo município de Contagem no dia 24 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Instituto Soberano e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-08619/2020.





audima