Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES

Mobilidade urbana é um dos desafios para o próximo prefeito de Juiz de Fora

Juiz de Fora, na Zona da Mata, tem a mobilidade urbana como um dos principais problemas para o próximo prefeito e recebem atenção especial dos candidatos Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB), que disputam, no domingo (19) o segundo turno das Eleições 2020.



Buracos nas ruas e transporte público demandam soluções para um efetivo deslocamento da população.

Devido a vários problemas de administração e execução de serviço no transporte público, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou, em 2019, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e um relatório final foi entregue ao Executivo. 

Além disso, este ano, a situação de crise financeira nas empresas de transporte público desencadeou paralisações de rodoviários afetando o serviço à população.

Diante disso, os candidatos a prefeito - que disputam o 2º turno - Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) apresentam suas diretrizes para o tema.

Segundo Margarida, a cidade dobrou de tamanho nas últimas décadas e não foi organizada para o atual fluxo de pessoas e veículos. “... Vamos ter que redesenhar e tornar mais ágil e barato o sistema de transporte, incentivar outros modais como ciclovias, ciclorrotas, alargamento de calçadas, promovendo o deslocamento ativo e sustentável”, explica.





Wilson, em seu plano de governo, pretende trabalhar a mobilidade urbana priorizando o humano à frente do urbano; o coletivo à
frente do individual; o público à frente do privado; e o não motorizado à frente do motorizado. Além disso, o candidato pretende fazer uma ciclovia às margens do Rio Paraibuna, desde o Bairro Benfica até o Poço Rico, com cerca de 16 quilômetros de extensão.
 
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.





O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.







Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.







audima