(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Jogo de forças

Grandes partidos perdem cadeiras em Minas na eleição deste ano

Embora tenham conquistado o maior número de prefeitos, MDB e PSDB elegeram menor número que em2016 em Minas. O Novo, legenda do governador, não obteve nenhuma prefeitura no estado


16/11/2020 04:00 - atualizado 16/11/2020 04:11

Além das prefeituras de BH, Betim e Taquaraçu de Minas, o PSD elegeu Christiano Xavier em Santa Luzia (foto: Redes sociais/Reprodução)
Além das prefeituras de BH, Betim e Taquaraçu de Minas, o PSD elegeu Christiano Xavier em Santa Luzia (foto: Redes sociais/Reprodução)
A eleição deste ano foi dominada pelos partidos tradicionais. Depois de o discurso da renovação política prevalecer nos últimos pleitos no Brasil, em Minas Gerais o MDB foi a sigla que mais conquistou prefeituras, ontem, nas urnas, num pleito também com mais candidatos. Foram 100 eleitos no total. Levantamento feito pelo Estado de Minas mostra que 25 partidos elegeram ao menos um candidato em Minas.

Além do MDB, outro partido tradicional que emplacou prefeituras em um grande número foi o PSDB. Os tucanos saíram vitoriosos em 89 cidades mineiras. Na sequência, aparece o Democratas com 85 prefeitos. Depois, aparecem PSD com 75 vitórias e o PP com 65. Depois de governar o estado e presidir o Brasil nos últimos anos, o PT perdeu prefeituras em Minas: fez 41 em 2016 e apenas 26 neste ano.

Na mesma toada, apesar de ser o partido com mais prefeitos eleitos, o MDB perdeu “poder” no Executivo das cidades mineiras: foram 162 eleitos em 2016. O mesmo vale para o PSDB, que havia ganhado 132 prefeituras há quatro anos. Curiosamente, o partido do governador Romeu Zema, o Novo, não elegeu nenhum prefeito. O PTC, por sua vez, venceu apenas uma prefeitura: Pratinha, no Alto Paranaíba.
João Marcelo Dieguez (Nova Lima) é um dos eleitos do Cidadania (foto: Redes Sociais/Reprodução )
João Marcelo Dieguez (Nova Lima) é um dos eleitos do Cidadania (foto: Redes Sociais/Reprodução )

Em Araxá, no Triângulo Mineiro, terra do governador Romeu Zema, o novo prefeito eleito é Robson Magela (Cidadania), tendo como vice Mauro Chaves. Com quase 100% dos votos apurados, Magela estava com 52,74% dos votos válidos da cidade, ou seja, 27.781 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aos 70 anos, a candidata Jussara Menicucci (PSB) foi eleita prefeita de Lavras, no Sul de Minas, com 17.637 votos. O resultado significa 37,37% do total de votos válidos, pouco mais de 2 pontos percentuais a mais que a segunda colocada Dâmina Pereira (Podemos).

Gleidson Azevedo (PSC) foi eleito prefeito de Divinópolis, cidade polo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, com 34,30% dos votos. Em uma disputa que prometia ser acirrada, ele desbancou o ex-deputado federal Fabiano Tolentino (Cidadania), que teve 26,14%. A terceira colocada, Laiz (Solidariedade), teve 19,14% da preferência dos eleitores. Quanto à reeleição, 306 prefeitos vão dar continuidade às administrações iniciadas em 2016 em Minas Gerais. Por outro lado, 548 não concorriam à reeleição, porém ainda assim venceram.

Grande BH 
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, formada por 34 cidades, apenas Contagem terá segundo turno entre Marília Campos (PT) e Felipe Saliba (DEM). Quinze candidatos foram reeleitos, seem contar o prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier (PSD), que já ocupava o cargo desde as eleições suplementares realizadas no município. Ele travou batalha contra a oposição durante seu governo e sua campanha. Christiano tem como vice Luiz Sérgio Ferreira Costa, mais conhecido como Pastor Sérgio (PSD), que também é vice-prefeito.

Um dos maiores colégios eleitorais do estado, Betim teve como vencedor o empresário Vittorio Medioli. Ele superou a adversária Maria do Carmo (PT), ex-prefeita da cidade, com uma ampla vantagem: 76,34% contra 14,41%. O político do mesmo partido de Kalil, o PSD, recebeu 153.144 votos.

Ribeirão das Neves, que pela primeira vez poderia ter segundo turno, reelegeu Junynho Martins (DEM) em primeiro turno e encerrou a disputa pela Prefeitura da cidadee. Em 2016, ele concorreu ao Executivo por outro partido, o PSC.

João Marcelo Dieguez (Cidadania) venceu as eleições municipais em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH (RMBH), com 20.077 votos. Vice-prefeito, ele travou uma disputa polêmica contra o candidato Wesley de Jesus (DEM), apoiado pelo prefeito, Vitor Penido (DEM). João Marcelo, de 28 anos, é formado em administração e tem pós-graduação em administração pública. Por ser jovem, opositores levantaram suspeitas sobre a aptidão do vice-prefeito. (Colaboraram Gabriel Felice, Camila Dourado, Renato Manfrim, Daniel Vilela e Portal Gerais).

CHAVES NAS MÃOS
Prefeitos que foram eleitos no primeiro turno na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Município Eleito Partido

Baldim Ivan Diniz Solidariedade
Belo Horizonte Alexandre Kalil PSD
Betim Vittorio Medioli PSD
Brumadinho Neném da Asa PV
Caeté Lucas Coelho Avante
Capim Branco Elvis Presley Avante
Confins Juninho de Sinô Republicanos
Esmeraldas Marcelo Nonato SD
Florestal Juninho do Waguinho PV
Ibirité William Parreira Avante
Igarapé Arnado Chaves PP
Itaguara Donizete Chumbinho PSDB
Itatiaiuçu Adélcio da Farmácia PSC
Jaboticatubas Eneimar da Escola DEM
Juatuba Adonis Patriota
Lagoa Santa Rogério Avelar Cidadania
Mário Campos Professora Andresa PT
Mateus Leme Dr. Renilton Republicanos
Matozinhos Zélia Pezzini MDB
Nova Lima João Marcelo Cidadania
Nova União Ailton PDT
Pedro Leopoldo Eloisa de Tadeu MDB
Raposos Serginho da Bota PSB
Rio Acima Felipe do Waldiney PDT
Ribeirão das Neves Junynho Martins DEM
Rio Manso Léo DEM
Sabará Wander Borges PSB
Santa Luzia Delegado Christiano Xavier PSD
São Joaquim de Bicas Guto Resende DEM
São José da Lapa Diego Avante
Sarzedo Marcelo Pinheiro PP
Taquaraçu de Minas Marcilio Bezerra PSD
Vespasiano Ilce Rocha PSDB



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)