(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Lafayette Andrada propõe alistamento de jovens para a Guarda Municipal de BH

Candidato à prefeitura da capital mineira usa alistamento do exército como exemplo


12/11/2020 11:00 - atualizado 12/11/2020 09:51

Lafayette Andrada foi o 12º candidato sabatinado pelos Diários Associados(foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Lafayette Andrada foi o 12º candidato sabatinado pelos Diários Associados (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Lafayette Andrada (Republicanos), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, pensa um alistamento facultativo de jovens a partir de 18 anos para aprimorar o trabalho da Guarda Civil Municipal. Atualmente, o efetivo trabalha somente com os agentes concursados.

“Estou propondo o alistamento facultativo. Assim como existe o alistamento militar obrigatório, dos jovens que fazem 18 anos, vamos abrir o facultativo. E vamos aproveitar, preferencialmente, os jovens da periferia, situação carente. Minha ideia é alistarmos 12 mil jovens. A Guarda Municipal tem em torno de 2,5 mil a 3 mil homens. Seria a partir de 18 anos, para ajudar no policiamento das praças, nas escolas, nos pontos de ônibus em locais mais ermos onde há assédio a mulheres”, disse Lafayette, em entrevista ao Estado de Minas.

O candidato argumenta que o custo desse adicional da Guarda Municipal seria pouco significativo. Lafayette Andrada, que também é deputado federal, frisa que os concursos seguirão da forma tradicional.

“Não é tão caro. Proponho pagar aos jovens pouco mais de meio salário mínimo, então o impacto não é tão grande. E todo ano vamos trocar esse jovem, não vão seguir carreira. Algum até pode seguir, eventualmente, mas é igual o militar, todo ano novos jovens vão servir a Guarda Civil. Se quiser seguir, vai ter que fazer concurso, tradicional, para compor, igual quem é do exército”, completou.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)