Jornal Estado de Minas

Eleições municipais

Juiz de Fora tem disputa apertada pela prefeitura


Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a disputa deverá se arrastar para o segundo turno e ainda não se sabe quais os dois candidatos que irão para a etapa final do pleito, que conta com 11 concorrentes. Pesquisa Ibope divulgada no município, em outubro, mostrou o empresário Wilzon Rezato (PSB) na liderança, favorecido por 29% da preferência dos entrevistados, seguido da deputada federal Margarida Salomão (PT), com 25%. A petista concorre à prefeitura pela quarta vez consecutiva.




 
No levantamento, encomendado pela TV Integração (afiliada da Rede Globo), em terceiro lugar apareceu a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL), com 12% das intenções de voto. A quarta colocada na pesquisa foi a delegada licenciada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos), com 3%. Ione tem o apoio do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas.
Ele foi eleito vice-prefeito em 2016 e assumiu a prefeitura em 2018, quando o ex-titular, Bruno Siqueira (MDB), renunciou ao cargo com a intenção de tentar uma vaga no Senado. Siqueira optou por concorrer à vaga de deputado estadual, mas não foi eleito.
 
Em Contagem, na rgião metropolitana, pesquisas divulgadas até agora mostram a deputada estadual e ex-prefeita Marília Campos (PT) bem à frente dos demais concorrentes, e com grande possibilidade de ganhar a eleição no primeiro turno.




 
Marília Campos conseguiu fechar acordo com o MDB, do grupo do ex-governador Newton Cardoso e do filho dele, o deputado federal Newton Júnior. O MDB indicou o vice da petista, o ex-deputado estadual Ricardo Faria.
 
Em Betim (RMBH), as pesquisas divulgadas mostram a liderança do prefeito e candidato à reeleição, Vitório Medioli (PSD), com a possibilidade de vitória no primeiro turno. Ele tem como principal concorrente a ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT).

Grande BH Ainda na região metropolitana, em Ribeirão das Neves, o atual prefeito, Junynho Martins (DEM), também tem chance de liquidar a fatura em 15 de novembro. De acordo com pesquisa da F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa e divulgada pelo Estado de Minas em agosto,  Martins está na liderança, com 38,24% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, o vereador Vanderlei (Delei) Rocha (Republicanos), com 9,97%. Em terceiro lugar ficou o policial militar Whashington Modesto Junior (PTB), com 2,94%.
 
Assessor político que acompanha de perto as campanhas à Prefeitura de Ribeirão das Neves afirma que no atual cenário da cidade da região metropolitana, o prefeito Junynho Martins, mantendo a vantagem sobre os  demais candidatos, poderá ser declarado vencedor no próximo domingo.



Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.



  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.






audima