(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Primeiro dia do horário eleitoral tem Zema e Kalil rebatendo crítica

Governador pediu voto para candidato do Novo e prefeito respondeu a ataques de adversários


10/10/2020 04:00 - atualizado 09/10/2020 23:29

Governador Romeu Zema apareceu na televisão ao lado do candidato do Novo à Prefeitura de Belo Horizonte, Rodrigo Paiva(foto: PARTIDO NOVO/REPRODUÇão)
Governador Romeu Zema apareceu na televisão ao lado do candidato do Novo à Prefeitura de Belo Horizonte, Rodrigo Paiva (foto: PARTIDO NOVO/REPRODUÇão)


A primeira propaganda eleitoral gratuita na televisão dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, exibida entre as 13h e as 13h10 de ontem, contou com a participação de 10 dos 15 concorrentes. Destaca-se a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com Rodrigo Paiva (Novo), e a defesa do prefeito Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição. Zema tomou para si a breve participação de 14 segundos do candidato do Novo, Rodrigo Paiva. “Muitos não me conheciam quando começamos a campanha para o governo de Minas, mas eu conheço o Rodrigo. Um homem de novas ideias e resultados”, disse o governador.

Já durante os 2 minutos e 46 segundos a que tem direito, Kalil relembrou os problemas durante a atual gestão, como greve dos caminhoneiros, chuvas históricas entre o fim de 2019 e o início deste ano e a pandemia do novo coronavírus. “Vão prometer mundos e mundos, atacar de todos os jeitos, porque só isso que eles sabem fazer. Deixa falar o que quiser, quero ver alguém fazer como ele fez, porque candidato tem muito, mas prefeito mesmo, de verdade, é o Kalil”, diz a propaganda.

Com o maior tempo entre os candidatos, João Vítor Xavier (Cidadania) relembrou a atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), especialmente na Comissão de Minas e Energia e relacionada ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019. Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Marcelo Souza e Silva (Patriota) usaram o tempo para apresentação própria.

Lafayette Andrada (Republicanos) abordou incessantemente a defesa da família, enquanto Wadson Ribeiro (PCdoB) se colocou como candidato de esquerda. Áurea Carolina (Psol) relembrou o bom desempenho nas duas eleições anteriores, quando foi eleita vereadora e deputada federal, em 2016 e 2018, respectivamente. Ex-secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Luisa Barreto (PSDB) comentou sobre a atuação no governo de Romeu Zema, enquanto Nilmário Miranda (PT) fez menções indiretas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo petista.

Por causa do baixo desempenho nas eleições de 2018, os partidos a seguir não terão tempo de rádio de TV na campanha deste ano: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP. Da lista citada, quatro partidos têm candidatos a prefeito em BH. Desta forma, os postulantes a seguir não aparecerão no ar durante a campanha: Bruno Engler (PRTB), Wanderson Rocha (PSTU), Marília Domingues (PCO) e Cabo Xavier (PMB).

A propaganda eleitoral gratuita segue até 12 de novembro. As inserções em bloco, que desde 2016 são exclusivas para candidatos a prefeito, ocorrem de segunda-feira a sábado. No rádio, as primeiras inserções já foram ao ar entre as 7h e as 7h10, e novas inserções entre as 12h e as 12h10. Na televisão, os programas serão veiculados entre as 13h e as 13h10 e das 20h30 às 20h40. O primeiro turno das eleições municipais deste ano será em 15 de novembro. O segundo, caso necessário, será no dia 29.
 
"Quero ver alguém fazer como ele fez, porque candidato tem muito, mas prefeito mesmo, de verdade, é o Kalil", diz propaganda do prefeito (foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO)
 

CANDIDATURA INDEFERIDA

O juiz Carlos Alberto Loiola, da 36ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, indeferiu ontem o registro de candidatura de Fabiano Cazeca (Pros) à prefeitura da capital. O magistrado informou que a empresa de Cazeca ultrapassou o limite legal de doações a concorrentes na eleição de 2014. Mas, por enquanto, ele pode continuar em campanha. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Pela infração, Cazeca foi condenado a pagar multa, o que configura inelegibilidade por oito anos, segundo o magistrado. A empresa citada na decisão é a Cazeca Assessoria e Cobrança Ltda. Ele tem três dias para apresentar recurso em segunda instância ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O juiz aprovou pedido do MPE, que impede o candidato de fazer campanha com recursos provenientes do Fundo Eleitoral. Embora esteja autorizado a continuar as propagandas, terá de arcar com os custos por meio de verbas particulares. Conforme os autos do processo, a defesa do candidato do Pros alega que a condenação não tem sentido, uma vez que Cazeca concorreu a um mandato de deputado federal em 2018. À época, as doações feitas pela empresa de assessoria e cobrança também resultaram em impugnação na primeira instância. O TRE-MG, no entanto, anulou a sentença inicial. Procurado pelo Estado de Minas, o candidato afirmou, por meio de sua assessoria, que a decisão não afeta a sua campanha.

As doações feitas por empresas estão proibidas desde o pleito de 2016. Agora, apenas pessoas físicas podem contribuir para campanhas eleitorais. Fabiano Cazeca formou aliança com o PTC para disputar o Executivo da capital mineira. A vice-candidata é Paula Gomes. Além de ter terminado como suplente em 2018, Cazeca tentou ser presidente do Atlético, um ano antes. Ele perdeu para Sérgio Sette Câmara por 266 votos a 41. Cazeca está envolvido, ainda, em imbróglio com o próprio partido. O Pros não enviou os programas eleitorais gravados por ele à Justiça Eleitoral e, por isso, o empresário não participou das primeiras inserções gratuitas nas emissoras de rádio e TV. Ele chegou a registrar boletim de ocorrência.

AGENDA DOS CANDIDATOS

Compromissos de campanha na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte

Alexandre Kalil (PSD)
  • Não informou seus compromissos.

Áurea Carolina (Psol)
  • Debate virtual de ideias para plano de gestão, à tarde.

Bruno Engler (PRTB)
  • Evento em comitê do partido na Região Oeste pela manhã. 

Cabo Washington Xavier (PMB)
  • Agenda interna com equipe de campanha pela manhã.
  • À tarde, reunião com empresários do setor tecnológico.

Fabiano Cazeca (Pros)
  • Eventos no Barreiro pela manhã. 

João Vitor Xavier (Cidadania)
  • Reunião com coordenação da campanha pela manhã.
  • À tarde, encontro com apoiadores e lideranças comunitárias.

Lafayette Andrada (Republicanos)
  • Reunião interna com candidatos a vereador do partido pela manhã.
  • À tarde, compromisso com a imprensa.

Luisa Barreto (PSDB)
  • Caminhada com candidato a vereador pela manhã.
  • À tarde, reunião com lideranças comunitárias no bairro Ribeiro de Abreu

Marcelo Souza e Silva (Patriota)
  • Agenda interna de campanha no decorrer do dia.

Marília Domingues (PCO)
  • Não informou seus compromissos

Nilmário Miranda (PT)
  • Não informou seus compromissos.

Rodrigo Paiva (Novo)
  • Pela manhã, caminhada pelo bairro Cidade Nova.
  • À tarde, adesivaço no Centro.

Wadson Ribeiro (PCdoB)
  • Carreata no Barreiro no início da manhã. Em seguida, caminha pela região.
  • À tarde, encontro com jovens no Bairro Floresta.

Wanderson Rocha (PSTU)
  • Agenda interna pela manhã.
  • À tarde, debate com jovens e encontro com trabalhadores da educação em Venda Nova.

Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
  • Caminhada no Mercado Novo pela manhã.
  • À tarde, reunião com coordenação da campanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)