Jornal Estado de Minas

ECONOMIA, PANDEMIA E NATUREZA

Especialistas comentam trechos polêmicos do discurso de Bolsonaro na ONU

Já é tradição: o Brasil é o primeiro país a discursar nas edições anuais da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Desde o ano passado, contudo, uma outra “tradição” passou a ser tônica nas falas do país: as declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).





Nesta terça-feira, durante os trabalhos da conferência, Bolsonaro alegou que a maior parte das queimadas ocorridas na Amazônia acontecem em áreas já desmatadas, utilizadas por caboclos e índios. Depois, disse que os incêndios no Pantanal são consequência, sobretudo, das altas temperaturas e garantiu ter “tolerância zero” para crimes ambientais.

O Estado de Minas dissecou o discurso de Bolsonaro e ouviu especialistas de diversas áreas sobre os mais polêmicos pontos da declaração, exibida em vídeo por conta da pandemia do novo coronavírus. A COVID-19, aliás, gerou duas falas bastante criticadas por especialistas: ao comentar a postura do governo federal no combate à pandemia, o presidente assegurou, aos demais chefes de estado, que “hão faltaram, nos hospitais, os meios para atender aos pacientes”. Ele disse, ainda, que o auxílio de R$ 600 movimentou “aproximadamente 1000 dólares para 65 milhões de pessoas”.

E, como tem sido praxe durante a pandemia, Bolsonaro “cutucou” ações tomadas por presidentes e governadores. Houve nova menção à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu autonomia aos entes federados para conter a disseminação da virose. O presidente ainda fez um apelo para a luta contra o que chamou de “cristofobia”.



A Venezuela merece um capítulo à parte: além de acusar o país pelo derramamento de óleo que atingiu praias do Nordeste no ano passado, comentou sobre o papel brasileiro no acolhimento aos cidadãos que fogem do país vizinho por motivos políticos e humanitários. 


Confira os pontos analisados por especialistas:

1. Queimadas: 

2. Auxílio emergencial: 

3. Combate ao coronavírus

4. Decisão do STF

5. Óleo derramado no Nordeste

6. 'Cristofobia'


*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa