(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Atual e a antecessora buscam votos


21/09/2020 04:00 - atualizado 21/09/2020 19:58

Betim(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press - 7/6/17)
Betim (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press - 7/6/17)

 
A disputa pela Prefeitura de Betim, na Grande BH, promete ser acirrada. O prefeito Vittorio Medioli (PSD) foi confirmado pela convenção partidária. Da esquerda, Maria do Carmo Lara (PT) é nome forte ao embate e tenta o retorno ao Executivo após oito anos. Medioli é italiano naturalizado brasileiro, empresário do setor de transportes, agrícola e do ramo de produção de biocombustíveis e cogeração de energia e dono de editora. Foi deputado federal por quatro mandatos seguidos, entre 1991 e 2006. Segundo ele, sua gestão foi de superação. “Iniciamos em situação dramática, com dívidas que pareciam impagáveis, sem recurso em caixa, fornecedores se negando a manter o abastecimento. Negociamos e sanamos parte da dívida. E ainda conseguimos realizar mais de 200 obras”, diz o prefeito, que terá Cleusa Lara (PSL) como vice.

Betim tem histórico de rupturas de vices com os prefeitos e este ano a tradição se mantém. O vice prefeito, Dr. Vinícius Resende (Rede), também se lançou na disputa pela prefeitura e terá o empresário Fabrício Freire como vice. Médico generalista na cidade, Dr. Vinícius já foi vereador de Betim entre 2013 e 2016. Na oposição está Maria do Carmo, psicóloga e professora aposentada da rede estadual de ensino, uma das fundadoras do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) na cidade. Foi prefeita de Betim por dois mandatos, 1993 a 1996 e de 2009 a 2012. Foi três vezes eleita deputada federal, tendo renunciado ao último mandato para assumir como chefe do Executivo de Betim. Seu vice será Edson Soró.

“O atual mandato não olha para a maioria da população, não ouve nem o líder comunitário nem o pequeno, médio empresário ou o comerciante. Não é uma gestão participativa”, diz Maria do Carmo, que prevê uma campanha difícil. Outra candidata é Gabriela Clemente (Psol), que integra o Movimento Partida, grupo criado para impulsionar feministas e antirracistas para a ocupação do governo. Ela é professora, mestre em artes e bacharel em história. O vice ainda não foi definido. Junio Araujo (Solidariedade), mais conhecido como “Juninho da Saúde”, também está no páreo. Ele é servidor público que atuou muitos anos na Secretaria de Saúde de Betim e é professor universitário. Compondo sua chapa como vice está a doutora. Júlia.

Dr. Xaropinho (MDB) também está na disputa. É médico generalista e especialista em pediatria, mora no Jardim Terezópolis há 28 anos, onde atua na UPA, e se considera representante da periferia. O vice da chapa ainda não foi definido.

CANDIDATOS 

Dr. Vinícius Resende (Rede)
Dr. Xaropinho (MDB)
Gabriela Clemente (Psol)
Junio Araujo (Solidariedade)
Maria do Carmo Lara (PT)
Vittorio Medioli (PSD)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)