Jornal Estado de Minas

CORRIDA ELEITORAL

Deputado Wendel Mesquita será candidato à Prefeitura de BH pelo Solidariedade

O Solidariedade definiu neste sábado (5), o representante do partido na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte. A legenda será representada pelo deputado estadual Professor Wendel Mesquita, de 40 anos. Ele está na Assembleia Legislativa desde 2019 e, antes disso, ocupou, entre 2013 e 2018, uma cadeira na Câmara Municipal da capital.



“Nós vamos transformar esta cidade em uma cidade educativa. Vamos reestruturar as escolas, dar oportunidades, criar o primeiro emprego e a bolsa jovem, para criar uma poupança aos alunos de periferia para quando entrarem no ensino médio”, prometeu.

O Solidariedade não tem vereadores em BH. Para a eleição deste ano, a chapa contará com 62 candidatos ao Legislativo.

No pleito passado, Professor Wendel Mesquita recebeu 31.722 votos. Ele ficou em 65° entre os 77 deputados estaduais mineiros eleitos. No Parlamento, compõe o bloco de apoio ao governador Romeu Zema (Novo).

Vice será mulher, mas nome está indefinido


A definição da companheira de chapa de Professor Wendel depende da resolução de imbróglio com o Partido Liberal (PL). Segundo ele, a direção municipal do PL se comprometeu a apoiá-lo. Divergências internas, contudo, impedem que o “martelo” seja batido.



Se o PL acompanhar o Solidariedade, a candidata a vice-prefeita será Pastora Gisele. Caso o Solidariedade não forme alianças, Wendel será acompanhado por Sandra Bini.

“Se tivermos que caminhar com chapa-puro sangue, não teremos nenhum demérito”, garantiu ele.

Professor Wendel é o quinto candidato confirmado via convenção partidária para as eleições deste ano visando à Prefeitura de BH. Áurea Carolina (Psol), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Rodrigo Paiva (Novo) e Fabiano Cazeca (Pros) também já confirmaram disputa.

Corrida eleitoral em Belo Horizonte


Adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos) por causa da pandemia de COVID-19, as eleições municipais de 2020 já começam a movimentar o cenário político da capital mineira.



Neste ano, as convenções devem ser realizadas todas de maneira virtual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a realização de ‘livemícios’, eventos com apresentações artísticas, semelhantes aos antigos ‘showmícios’.

Além das mudanças de prazos e de hábitos causados pela pandemia, este ano será a primeira vez sem a possibilidade de coligações que envolvam vereadores. Mudanças na legislação eleitoral aprovadas em 2017, mas que entram em vigor apenas neste ano, proíbem a junção de partidos para a formação de chapas coletivas nos pleitos para a Câmara dos Deputados, câmaras municipais e assembleias legislativas.

Por isso, neste ano, as legendas precisarão construir chapas apenas com candidatos a vereadores que constam em seus quadros. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será em 29 do mesmo mês.

Não foram oficializados, mas são pré-candidatos: