Jornal Estado de Minas

Possível interferência

Justiça dá 72 horas para que Bolsonaro explique troca de chefia da PF no RJ

Um juiz da 8a Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal deu 72 horas para que o presidente da República se explique a respeito da mudança na chefia da superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. A decisão é desta terça (5/5), e tem Jair Bolsonaro como réu. Por duas vezes, ontem, Bolsonaro foi inquirido sobre a troca da chefia. Ele negou que se trate de interferência. Mas, em uma das ocasiões, destacou que o Rio é o seu estado.




“O Rio é o meu Estado. O Rio é o meu Estado. Vamos lá: o caso porteiro, como foi a Polícia Federal no caso porteiro. Eu fui acusado de tentar matar a Marielle. Quer algo mais grave do que isso? O presidente da República acusado de um assassinato? A PF tinha que investigar”, afirmou Bolsonaro.
 
A decisão judicial é do Juiz Federal Francisco Alexandre Ribeiro. “No que tange ao pedido de medida liminar, considerando que as Leis 4.717/1965 e 7.347/1985, além de outras, compõem um microssistema de tutela coletiva e suas normas e princípios devem ser aplicados e interpretados de modo integrado, determino, com base no art.2º da Lei 8.437/1992, a notificação do representante judicial da entidade para se manifestar preliminarmente, no prazo de 72 horas”, afirmou o magistrado.