Jornal Estado de Minas

POLÍTICA

Do grupo de risco do coronavírus, Marcos Valério ficará sob custódia doméstica

O ex-empresário Marcos Valério foi liberado por 90 dias para cumprir regime domiciliar por se enquadrar no grupo de risco do novo coronavírus. A decisão é do desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Marcos Valério foi condenado a 37 anos de prisão pelo escândalo conhecido como "Mensalão do PT", pagamento de "mesadas" a parlamentares em troca de apoio a projetos enviados pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-empresário cumpria pena em regime semiaberto em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a nova decisão, o que muda é que ao invés de voltar para o complexo penitenciário, ele ficará sob custódia doméstica.

"É uma decisão justa, humana. Pois tudo que se fala de Marcos Valério, as coisas parecem mais difíceis. Ao menos, ele agiu como todos agem com os outros presos. Ele foi imparcial", afirmou o criminalista Jean Kobayashi, que defende o ex-empresário.

Marcos Valério tem 59 anos e, segundo seu advogado, tem outras doenças crônicas já comprovadas perante à Justiça, como um linfoma tipo não-hodgkin.

Em 2018, o ex-empresário foi condenado a mais 16 anos e nove meses de detenção pelo "Mensalão Mineiro", esquema que desviou R$ 35 milhões de estatais mineiras para a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) em 1998 por meio de agências de publicidade.