(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Deputado do DF pede acesso à lista de pessoas com covid-19 diagnosticadas no HFA


postado em 25/03/2020 16:41

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) apresentou um requerimento na Câmara Legislativa do Distrito Federal para pedir que a Secretaria de Saúde apresente a relação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus diagnosticadas no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Os nomes são mantidos sob sigilo e, segundo apurou o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, dois deles não foram encaminhados. O HFA nega a informação.

De acordo com fontes ouvidas, o HFA possui uma relação de 17 infectados, porém apenas 15 estão identificados na lista entregue à Secretaria de Saúde na semana passada. O presidente Jair Bolsonaro foi uma das autoridades que realizaram exame no local, mas afirmou nas redes sociais ter testado negativo.

"É certo que informações quanto ao estado de saúde são, em regra, privadas. Isso, contudo, não pode impedir a vigilância epidemiológica e a adoção das necessárias medidas sanitárias, sob pena de perda de ainda mais vidas humanas. Além disso, caso se trate de autoridades, o estado de saúde é, evidentemente, matéria de interesse público", alega Felix no requerimento.

Mais cedo, Bolsonaro defendeu que o HFA está respaldado por lei ao omitir informações sobre a lista de infectados com o novo coronavírus. Além disso, ele declarou que as pessoas não são obrigadas a revelar se estão ou não com a doença. "Você acha que eu estou escondendo alguma coisa? Está na lei que esses laudos são segredo. Quer que eu te mande a lei? Respeita a lei. Se um tiver aqui, não é obrigado a revelar se está ou não com o vírus", declarou em conversa com jornalistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)