Jornal Estado de Minas

COVID-19

Após ser criticado, Eduardo Bolsonaro pede desculpas à China: 'Jamais ofendi o povo chinês'

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) pediu desculpas para a China nesta quinta-feira (19) após ter utilizado as redes sociais para culpar a o país pela pandemia do novo coronavírus. O fato fez com que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagisse à publicação com indignação. Wanming afirmou que Eduardo tem “vírus mental” e exigiu uma retratação oficial do filho do presidente. A China é a maior parceira comercial do Brasil.



"Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução", escreveu Eduardo nas redes.


Os primeiros casos do novo coronavírus foram registrados em Wuhan, na China. Nos últimos meses, a infecção se espalhou a ponto de a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia, ao reconhecer que o vírus se espalhou por vários continentes.

Poucas horas depois, o Twitter da embaixada da China no Brasil respondeu ao comentário do parlamentar. “Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”, escreveu.



“As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos’, continuou. 

O embaixador Yang Wanming fez outras postagens em seu perfil oficial. “ Suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz  com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial.”

“A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e à @camaradeputados”, finalizou.



“Até o Maia”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China na madrugada desta quinta-feira (19) pela afirmação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). 

"Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do deputado Eduardo Bolsonaro", escreveu Maia em uma rede social.

Nas redes sociais o assunto ficou entre os mais falados no Twitter. A frase “até o maia” virou “meme”.


Pedido de Desculpas

Na tarde desta quinta-feira, Eduardo Bolsonaro voltou às redes para se redimir com a China. “Jamais ofendi o povo chinês, tal interpretação é totalmente descabida. Esclareço que compartilhei postagem que critica a atuação do governo chinês na prevenção da pandemia”, escreveu.

Depois da publicação, o deputado fez várias reflexões. Entre elas, Eduardo garantiu que “a comparação entre o coronavírus e a tragédia da usina nuclear de Chernobyl também não é novidade”

Veja na íntegra:


 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta