Jornal Estado de Minas

PraEntender o que é Orçamento Impositivo

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

 
O carnaval de 2020 mal tinha acabado e o embate entre os poderes Legislativo e Executivo já movimentavam os bastidores do governo federal. O pivô da discussão era o Orçamento Impositivo aprovado pelo Congresso brasileiro em 2019, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 358/13. Fizemos este vídeo para você entender afinal o que está em jogo e como isso afeta a vida de todos os brasileiros.


 
 

 
Para mais vídeos como este, acesse nosso canal
 
A PEC aprovada pelos parlamentares no ano passado ampliou a obrigatoriedade para o pagamento das emendas de bancadas estaduais apresentadas no Congresso Nacional. Com isso, as despesas, que podiam ser adiadas, teriam de ser cumpridas pelo governo federal. 

A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que vetou a parte que dava prazo de 90 dias para o Poder Executivo liberar as emendas sugeridas pelos parlamentares e também as emendas do relator do Orçamento de 2020.

A lei do Orçamento Impositivo complicou ainda mais as relações entre a União e o Congresso, porém, as negociações para se chegar a um acordo sobre os vetos entre os presidentes Jair Bolsonaro, do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, acalmaram temporariamente os ânimos. 
 
(*) estagiário sob a supervisão do subeditor Rafael Alves