Jornal Estado de Minas

APROVAÇÃO

Kalil lidera corrida pela PBH, mas segundo colocado ameaça

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis


O prefeito Alexandre Kalil (PSD) começará o último ano de sua administração na Prefeitura de BH como favorito à reeleição. Pesquisa sobre a intenção de voto da Quaest Consultoria, encomendada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), aponta Kalil com 36% das intenções de voto. A diferença em relação ao segundo colocado, o deputado Mauro Tramonte (PRB), caiu em comparação com a pesquisa de setembro, e o parlamentar aparece com 24% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparecem empatados os deputados João Vitor Xavier (Cidadania) e Patrus Ananias (PT), cada um com 3% da preferência dos entrevistados. O levantamento apurou também como os belo-horizontinos avaliam a gestão de Kalil, do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador Romeu Zema (Novo). As avaliações positivas de Bolsonaro e Zema cresceram nas últimas semanas.





Apesar de Kalil manter a dianteira na corrida pela prefeitura, o levantamento aponta aproximação de Tramonte, que tem maior intenção de voto entre os eleitores evangélicos (37% a 32%) e empata com Kalil entre a preferência das mulheres entrevistadas (30% para cada). O prefeito tem maior vantagem entre os eleitores católicos (41% a 18%) e entre os homens (44% a 17%). O levantamento estimulado sobre a corrida pela prefeitura da capital mineira foi feito com 1.007 pessoas, entre os dias 2 e 6 de novembro. A margem de erro é de três pontos e o nível de confiança é de 95%.


Já lançado como pré-candidato, o deputado João Vitor Xavier aparece em terceiro lugar, empatado com o ex-prefeito e deputado Patrus Ananias (PT) – cada um tem 3% das intenções de voto. Em seguida aparece o deputado Eros Biondini (Pros), com 2%. Empatados com 1% estão os deputados André Janones (Avante), Áurea Carolina (Psol) e professor Wendel (SD); o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL); os vereadores Mateus Simões (Novo) e Gabriel Azevedo (sem partido); o presidente da CDL, Marcelo Souza; e a secretária-adjunta de Planejamento, Luisa Barreto (PSDB). Entre os entrevistados, 12% afirmaram que não votarão em ninguém ou anularão seu voto. Outros 14% ainda não sabem ou não responderam.

Avaliação dos governantes


A pesquisa apurou também a percepção dos belo-horizontinos sobre os governos de Jair Bolsonaro, Romeu Zema e Alexandre Kalil. A avaliação positiva do presidente da República cresceu quatro pontos percentuais entre setembro e novembro, passando de 29% para 33%. Já a avaliação negativa caiu de 41% para 38% no mesmo período. A aprovação do governador Romeu Zema também melhorou nos últimos meses. A avaliação positiva passou de 19% para 21% e a negativa caiu de 33% para 28%. O prefeito Alexandre Kalil continua bem avaliado, de acordo com o levantamento. Para 50% dos entrevistados, sua gestão é positiva, enquanto para 10% seu governo é negativo.

“As avaliações dos governos de Bolsonaro e Zema acompanham diretamente as melhorias nos indicadores econômicos registrados nos últimos meses. Na análise sobre o presidente se mantém um cenário polarizado, com aumento da avaliação positiva. Já o governador tem um grande número de avaliações como regular. São pessoas que ainda não têm uma posição definida sobre seu governo”, analisa Felipe Nunes, coordenador de pesquisas da Quaest Consultoria.