(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO

Longe da crise, perto de parceiros de peso

Depois de outra semana de atrito com seu partido, Bolsonaro faz viagem ao Oriente para tentar aproximar o Brasil de nações importantes economicamente e atrair investimentos


postado em 20/10/2019 04:00

Bolsonaro comemorou o aniversário de 9 anos de Laura, sua filha mais nova, antes de embarcar para a Ásia(foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO)
Bolsonaro comemorou o aniversário de 9 anos de Laura, sua filha mais nova, antes de embarcar para a Ásia (foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO)
 
Brasília – Em meio à grave crise em seu partido, o PSL, do qual avalia se desfiliar, o presidente Jair Bolsonaro iniciou viagem de 12 dias para reforçar laços comerciais com parceiros de peso do país no Oriente Médio e na Ásia. Ele terá compromissos no Japão, na China, nos Emirados Árabes Unidos, no Catar e na Arábia Saudita até o dia 30. Segundo integrantes do governo, o presidente quer sinalizar para o mundo que o Brasil está comprometido com a abertura econômica, o ambiente de negócios e o programa de reformas. Bolsonaro viaja acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Agricultura, Tereza Cristina; da Cidadania, Osmar Terra; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e o do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. Além dos ministros, acompanham o presidente o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e os deputados federais David Soares (DEM-SP), Fausto Pinato (PP-SP), Hélio Lopes (PSL-RJ) e Marco Feliciano (Pode/SP).
 
Na manhã de ontem, Bolsonaro reuniu a família no Palácio da Alvorada para comemorar o aniversário de 9 anos da filha, Laura. Além da família, compareceram apenas crianças amigas da menina. No Facebook, ele postou a seguinte mensagem com um vídeo da comemoração: “Foi ontem (sexta-feira), mas comemoramos hoje o 9º aniversário da Laura. Logo mais decolo para o Japão. Um abraço a todos.”
 
Bolsonaro saiu da Base Aérea de Brasília às 22h. Depois de escalas em Lisboa (Portugal) e Nursultan (Cazaquistão), ele chegará a Tóquio às 13h de amanhã (horário local). A programação do presidente brasileiro inclui o evento de entronização do imperador Naruhito, na terça-feira. Na quarta-feira, Bolsonaro participará de banquete oferecido a todos os presidentes pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. No mesmo dia, haverá reunião de Bolsonaro com os membros do grupo de notáveis, formado pelos dirigentes das principais empresas do Japão (Mitsui, Toyota, Honda e Mitsubishi, entre outras).
 
A viagem é importante pelo poder econômico das regiões vi- sitadas. Bolsonaro busca reafirmar laços comerciais e ampliar parcerias. O chefe do Executivo tem demonstrado entusiasmo com a turnê ao exterior. “A expectativa é a melhor possível. Vários contatos foram feitos. Muitos acordos serão assinados. Há interesse da parte deles, não é nossa apenas. O Brasil está aberto para o mundo, não temos mais o viés ideológico para fazer negócios. E a gente espera que seja uma viagem proveitosa”, disse o presidente, recentemente, em frente ao Palácio da Alvorada.
 
Não há, entretanto, grandes expectativas de que novos acordos comerciais sejam firmados no momento. Fontes próximas a empresários que participam de alguns trechos da viagem consideram que as incertezas no mercado externo devem dificultar avanços nos negócios. A expectativa é de que os encontros internacionais sirvam para aproximar culturas e economias. Para isso, acreditam as fontes, o presidente terá de agir com muita diplomacia e traquejo, uma vez que visitará países culturalmente muito diferentes do Brasil

PIB ALTO
 
Quando desembarcar em Tóquio, na segunda-feira, Bolsonaro e a comitiva vão cumprir uma série de compromissos oficiais do roteiro presidencial que termina na Arábia Saudita, passando por China, Emirados Árabes e Catar, sede da Copa do Mundo de futebol em 2020. Os cinco países do roteiro presidencial, juntos, têm Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 19,6 bilhões, a valores de 2018, sendo que a China responde por US$ 13,4 bilhões. Por causa disso, a Ásia está com destaque no cronograma.
 
Mas, no entender de analistas, Bolsonaro precisará dar atenção especial também aos países árabes. Precisará aparar arestas e melhorar as relações, depois da saia justa diplomática com o anúncio da mudança da embaixada brasileira em Israel de Telavive para Jerusalém, cidade alvo de disputas religiosas entre israelenses e palestinos. A transferência, entretanto, não ocorreu. Foi aberta apenas uma representação comercial na Terra Santa, a partir da ameaça de palestinos e árabes de suspenderem importações de carnes brasileiras.
 
A promessa do presidente em atrair investimentos sem viés ideológico é elogiada por analistas. Eles esperam pragmatismo de Bolsonaro para fazer negócios. “O país precisa de investimento, mas o sucesso vai depender de como essa missão foi preparada. Não poderá ser uma coisa improvisada para dar uma boa impressão aos investidores”, diz a economista e especialista em comércio internacional Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). “Primeiro, o presidente precisa tentar reverter a imagem do Brasil na região árabe, a fim de colaborar com o trabalho que a diplomacia tem se esforçado para reverter o estrago do início do ano”, aconselha.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)