(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara de Contagem arquiva denúncia que poderia levar a impeachment do prefeito Alex de Freitas

Político é investigado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores


postado em 13/08/2019 14:01 / atualizado em 13/08/2019 14:03

Denúncia relatou crimes de responsabilidade por parte do prefeito Alex de Freitas(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)
Denúncia relatou crimes de responsabilidade por parte do prefeito Alex de Freitas (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)
A Câmara Municipal de Contagem arquivou, na manhã desta terça-feira, uma denúncia que poderia levar ao impeachment do prefeito Alex de Freitas (sem partido) e o vice-prefeito William Barreto (PV). Por 18 votos a um, os vereadores decidiram por não abrir uma Comissão Processante contra os dois políticos.

A denúncia, requerendo “perda de mandato do prefeito ou instauração de comissão processante”, foi apresentada ao Legislativo em 2 de julho, pelo Sindicato das Empresas Funerárias e Congêneres, representada por Emanuel de Paiva Braga. Ela relata supostos fatos de crime de responsabilidade praticados pelo prefeito.

Alex de Freitas é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público por crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e outros possíveis delitos contra o dinheiro público. O secretário de defesa social da cidade, Décio Camargos de Aguiar Júnior, também está sob investigação.

Em 17 de julho, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas casas do prefeito e do secretário e nos respectivos gabinetes. A investigação foi conduzida pela Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais e pelos grupos do Patrimônio Público e de Apoio Operacional Policial, ligado ao Núcleo Especial de Combate à Corrupção. A operação foi batizada de “Mi casa su casa”.

Em 2016, Alex de Freitas, então candidato do PSDB, foi eleito prefeito da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte com 72,96% dos votos. Em janeiro deste ano, ele saiu do partido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)