Jornal Estado de Minas

Secretária do governo Zema pode disputar Prefeitura de BH pelo PSDB


O PSDB pode lançar uma mulher para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem e o nome mais cotado até o momento é o da atual secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto. Atualmente compondo o governo de Romeu Zema (Novo),  a técnica foi uma das coordenadoras de campanha do candidato tucano derrotado ao governo no ano passado, o senador Antonio Anastasia.

A legenda decidiu nesta semana que terá candidato próprio em Belo Horizonte mas, por enquanto, ainda não coloca nomes. Informalmente, no entanto, o nome de Luísa, que é especialista em políticas públicas e gestão governamental, começa a ganhar força.

De acordo com o líder da base na Assembleia, deputado Gustavo Valadares (PSDB), o que foi definido em reunião da Executiva por enquanto é que, “por ter os melhores quadros”, o PSDB não pode abrir mão de ter candidato na capital. “Tenho simpatia por um nome diferente do tradicional, como o da Luísa, que se encaixaria bem no perfil, mas não tratamos de nomes”, afirmou o líder da base na Assembleia, deputado Gustavo Valadares (PSDB).

O presidente do partido, deputado Paulo Abi Ackel, também garantiu que ainda não há definição de nomes, mas afirmou que o partido tem opções entre os políticos conhecidos e novas lideranças. “Temos vários quadros mas acho muito cedo para se falar em nomes.
Até porque, é possível que outras pessoas queiram se filiar ao PSDB para buscar uma pré-candidatura. No momento oportuno vamos deliberar sobre o assunto”, disse.

Luísa Barreto era braço direito da ex-secretária de Planejamento e Gestão Renata Vilhena. Durante o governo de Fernando Pimentel (PT), atuou com a oposição aos petistas na assessoria técnica da minoria na Assembleia.

Na campanha eleitoral de 2018, Luísa coordenou o plano de governo da campanha de Anastasia ao governo. Na ocasião, ela disse pelas redes sociais ser uma “liberal convicta”, mas que a onda de renovação a qualquer custo “não tem distinguido os bons e os maus” e que isso era “um risco real para o país”.

A outra opção da legenda seria o deputado federal Eduardo Barbosa, que tem um trabalho com associações de pais e amigos dos exepcionais (Apaes).
.