Jornal Estado de Minas

Zema renomeia cinco secretários em edição extra do Diário Oficial


O governador Romeu Zema (Novo) publicou edição extra do Minas Gerais nesse domingo (30) para renomear cinco secretários de estado para suas respectivas pastas.

A medida foi necessária por causa da reforma administrativa aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo, que começou a vigorar  30 dias depois de sua publicação.

Foram renomeados os secretários de Cultura e Turismo Marcelo Matte e a adjunta da pasta Solanda Steckleberg Silva, o de Desenvolvimento Econômico Manoel Vítor de Mendonça Filho e o adjunto Adriano Magalhães Chaves, e a secretária de Desenvolvimento Social Elisabeth Jucá.

Para a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, Zema nomeou Marco Aurélio Barcelos e para a de Justiça e Segurança Pública, o reconduzido foi Mário Lúcio Alves de Araújo. Alexandre Leão foi nomeado como secretário-ajdunto.

A edição extra trouxe ainda a nomeação de Marcio Luiz de Oliveira para o cargo de consultor-geral de técnica legislativa.

Fusões e mudanças


Com a reforma administrativa, as antigas secretarias de Cultura e Turismo se fundiram em uma só.  Já a de Segurança Pública e Administração Prisional passou a ser de Justiça e Segurança Pública.

A pasta de Transportes e Obras Públicas deu Lugar à de Infraestrutura e Mobilidade e as de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Cidades e Integração Regional, Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foram reunidas na de Desenvolvimento Econômico. A secretaria de Desenvolvimento Social passou a reunir as antigas de Esportes, Trabalho e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.

Veto parcial avança


Embora a parte sancionada da reforma já tenha entrado em vigor, o restante, que foi vetado pelo governador Romeu Zema ainda depende de nova análise da Assembleia.

Entre os nove dispositivos barrados pelo Executivo está o que proíbe o pagamento de jetons aos secretários de estado pela participação em conselhos de empresas públicas.

A comissão especial que vai dar o parecer sobre as mudanças foi designada na última quinta-feira (27).


Mudanças nas pastas


Como era
Governo/ Casa Civil/ Relações Institucionais
Segurança Pública/ Administração Prisional
Cultura/ Turismo
Esportes/ Trabalho e Desenvolvimento Social/ Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania
Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais/ Cidades e Integração Regional/ Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste/ Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Transportes e Obras Públicas

Como ficou
Secretaria de Governo
Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade .