(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Receita identifica acesso irregular a dados fiscais de Bolsonaro e familiares

A Receita não informou quais integrantes da família Bolsonaro tiveram seus dados acessados


postado em 05/04/2019 19:17 / atualizado em 05/04/2019 20:39

O órgão notificou a Polícia Federal e abriu procedimento para apurar(foto: Marcos Corrêa/PR)
O órgão notificou a Polícia Federal e abriu procedimento para apurar (foto: Marcos Corrêa/PR)
A Receita Federal identificou que dois servidores do órgão acessaram de maneira irregular dados fiscais do presidente Jair Bolsonaro e de integrantes de sua família.

Em nota, a Receita informou que abriu sindicância para apurar as circunstâncias do acesso e concluiu que não havia motivação legal para o acesso. O órgão notificou a Polícia Federal e abriu procedimento para apurar a "responsabilidade funcional" dos envolvidos.

A Receita não informou quais integrantes da família Bolsonaro tiveram seus dados acessados.

 

POLÍCIA FEDERAL

 

A Polícia Federal fez operação em dois escritórios da Receita Federal para investigar o acesso irregular a dados do presidente Jair Bolsonaro e de familiares. Segundo o Estadão/Broadcast apurou, foram feitas operações em Vitória (ES) e em Campinas (SP). Foram apreendidos computadores e dois servidores foram ouvidos - um dos servidores é Odilon Ayub Alves, que atua em Vitória.

A sindicância foi aberta em janeiro depois de a Receita ter identificado o acesso irregular. Os servidores - que não são auditores fiscais - não tinham autorização para acessar os dados e, como o sistema é monitorado, acendeu-se um alerta.

A investigação concluiu que os servidores não tinham motivação para buscar os dados, que não embasavam nenhum procedimento em curso. Por isso, o órgão abriu sindicância e avisou a PF.

Os dois servidores respondem a processo administrativo. Eles não foram afastados de suas funções, mas foi retirado o acesso que tinham ao sistema.

Em nota, a Receita informou que identificou que dois servidores do órgão acessaram de maneira irregular dados fiscais do presidente Jair Bolsonaro e de integrantes de sua família. A Receita não informou quais integrantes da família Bolsonaro tiveram seus dados acessados. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)