Jornal Estado de Minas

Blocos de rua de BH mandam recado a Bolsonaro


Nascidos de um movimento político de ocupação das ruas da cidade, alguns dos maiores blocos de rua de Belo Horizonte preparam desfiles que contestam posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e prometem ir para a avenida para deixar seu recado contra o atual governo. Apesar do momento sensível na política, que deixou o país dividido entre apoiadores e críticos de Bolsonaro, eles reforçam que a festa é democrática e participa quem quer, independentemente de partido.

No ano passado, a tônica da festa momesca na capital mineira foi a crítica ao ex-presidente Michel Temer (MDB). Uma das cenas que marcaram a folia foi uma multidão gritando “Fora, Temer” na manhã do sábado de carnaval, no desfile do bloco Então, Brilha, na Avenida dos Andradas, no Centro. De lá pra cá, o bloco também participou de atos “Ele, não” e se posicionou abertamente contra Bolsonaro.

“Somos a favor das mulheres, contra o racismo, tudo pautado na ideia de que gente é pra brilhar. Vamos fazer vários posicionamentos, porque acreditamos sim, no carnaval político e que, através da alegria, conseguimos lutar contra as opressões”, diz a cantora do Brilha Michelle Andreazzi. Não está no roteiro puxar um “Ele, não”. “Mas, se acontecer, não temos receio. Vivemos numa democracia e todos têm liberdade de expressão”.

Todos são bem-vindos no bloco.
“Se eleitores do Bolsonaro puderem vir para abrir o coração e plantar uma sementinha de amor... Só não é bem-vindo quem não respeita os direitos dos outros”, afirma.

Um dos maiores blocos do carnaval de BH, o Chama o Síndico mudou de horário, dia e endereço e este ano sai no domingo pela manhã, em frente ao estádio Mineirão, na Pampulha. O que não muda é a defesa de um carnaval “de luta e reflexão”. Sem partido, mas com tom político, este ano o Síndico leva pra avenida o tema “A incrível história de um país tropical”.

“Estamos contra esse projeto político do governo atual, contra esse mar de lama que se instaurou no Brasil, que não respeita a soberania popular, a pluralidade e a diversidade”, afirma um dos fundadores do grupo, o percussionista Paulo “PG” Rocha.

Segundo ele, a rua é pública e a festa do povo. “Mas, se quem votou no Bolsonaro for, pode se sentir incomodado porque vamos deixar o nosso recado mais claro ainda a favor das chamadas minorias, que, na verdade, são maioria, quilombolas, LGBT%2b e as mulheres”, diz. “Somos contra o conservadorismo, contra quem acha que ambientalistas são ecochatos e que família é só heterossexual”, cita.

O bloco Juventude Bronzeada, que desfila na terça-feira de carnaval, publicou uma nota em sua página do Facebook com o posicionamento político do grupo. “Gostamos sempre de reafirmar que nos posicionamos abertamente contra o atual governo.
A Juve sempre foi e sempre será um bloco que luta a favor da democracia e da liberdade de expressão, por isso nos opomos a qualquer governo que ameace o bem-estar daqueles que amamos”, informa o texto.

O cortejo será também uma contestação ao atual governo. “Festejamos juntos com a consciência de que carnaval e política podem e devem se cruzar, por isso, durante o cortejo convocamos todos para que gritemos contra o fascismo, contra o extremo conservadorismo, contra o machismo, racismo, sexismo, LGBTfobia e a favor da democracia sempre!”, aponta.

REPÚDIO, COM RESPEITO

Regente do Garotas Solteiras e Alô Abacaxi, blocos LGBT, Jhonatan Melo reforça que os dois grupos não têm qualquer problema de assumir o repúdio ao governo Bolsonaro. “Ele representa tudo que a gente teme”, diz. “O que a gente está discutindo não é a opção político-partidária, o discurso evoluiu, tem a ver com a pauta humana do carnaval. Não queremos deixar de ir pra rua por medo de violência, queremos respeito e não vamos tolerar o discurso de ódio”, afirma. “As pessoas que votaram em Bolsonaro são bem-vindas, desde que respeitem o espaço das outras pessoas”, diz.

“A gente é contra o Bolsonaro, mas democracia é isso, saber dialogar com o diferente. Seja de direita ou de esquerda, desde que a pessoa não seja violenta, não vejo problema de participar. O diálogo também se dá através da música”, afirma o mestre de bateria Unidos do Samba Queixinho, Gustavo Caetano.
O Samba Queixinho, que desfila no domingo, traz este ano o tema “O corpo na rua”, um espetáculo que comemora os 10 anos da escola de samba e ainda homenageia o Grupo Corpo..