(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA DA REPÚBLICA

São Paulo empata com Rio Grande do Sul em número de presidentes; Minas segue em primeiro

Conta leva em consideração presidentes eleitos direta e indiretamente, políticos que ascenderam pela linha sucessória e membros de juntas provisórias


postado em 29/10/2018 00:15 / atualizado em 29/10/2018 00:32

Bolsonaro (São Paulo), Getúlio Vargas (RS) e JK (MG): representantes dos três estados com mais presidentes(foto: Montagem sobre fotos: Antonio Cruz/Agência Brasil e Governo Federal)
Bolsonaro (São Paulo), Getúlio Vargas (RS) e JK (MG): representantes dos três estados com mais presidentes (foto: Montagem sobre fotos: Antonio Cruz/Agência Brasil e Governo Federal)

Jair Bolsonaro (PSL) será o sétimo presidente da República Brasileira nascido no estado de São Paulo. Ele é natural de Glicério, município da região Sudeste paulista. O estado mais populoso do Brasil agora empata com o Rio Grande do Sul, que também contabiliza sete.

A conta leva em consideração presidentes eleitos direta e indiretamente, políticos que ascenderam pela linha sucessória e membros de juntas provisórias. Todos os citados estão no site da biblioteca da Presidência da República (clique aqui e acesse).

Minas Gerais continua sendo o estado natal da maioria dos presidentes da República. Ao todo, foram oito: Affonso Penna, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, Arthur Bernardes, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Dilma Rousseff.

Affonso Penna foi o primeiro presidente mineiro, subindo ao posto de maior prestígio nacional graças à política do café com leite, na qual as oligarquias estaduais de São Paulo e Minas Gerais se revezaram no poder. Na República Velha também governaram o país os mineiros Wenceslau Braz, Delfim Moreira e Artur Bernardes.

Na chamada República Populista, assumiram o poder os mineiros Carlos Luz e Juscelino Kubitschek.

A Nova República começou com a eleição indireta do mineiro Tancredo Neves. Ele morreu antes de assumir. Por fim, Dilma foi a última de MG a vestir a faixa.

Itamar Franco


Conhecido pela vida política em Juiz de Fora e por ter governado Minas Gerais, o ex-presidente Itamar Franco nasceu em um navio que estava no percusso entre Salvador e o Rio de Janeiro. 

Segundo o site da biblioteca da presidência da República, Itamar Franco "nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado em Salvador, estado da Bahia, em 28 de junho de 1930, porém, seu registro de batismo indica 1931 como o ano de seu nascimento em Juiz de Fora". 


ESTADOS COM MAIS PRESIDENTES

8 presidentes de Minas Gerais

Affonso Penna, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, Arthur Bernardes, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Dilma Rousseff

7 presidentes do Rio Grande do Sul

Hermes da Fonseca, João Menna Barreto, Getúlio Vargas, João Goulart, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel

7 presidentes de São Paulo

Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Júlio Prestes, Ranieri Mazzilli, Michel Temer e Jair Bolsonaro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)